Escola de Direito | PUCPR

Acontece na Escola de Direito

Projeto arrecada mais de 6 mil absorventes na Semana da Mulher

Entre 20 e 24 de março de 2023, a Escola de Direito organizou a IV Semana da Mulher PUCPR. O evento promoveu palestras e rodas de conversa sobre temas como liderança feminina, diversidade no mercado e as perspectivas da mulher idosa. A Semana também foi marcada pela ação social do Projeto ABSOR.VER, que arrecadou 6.512 unidades de absorventes.

Além dos absorventes, a ação coletou itens de higiene pessoal destinados ao combate da pobreza menstrual de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Para aprofundarmos sobre a importância desse tema, conversamos com a mestranda em Direito da PUCPR Beatriz Flügel Assad. Ela é uma das integrantes do Projeto ABSOR.VER e esteve à frente da ação durante a Semana da Mulher. Confira a entrevista a seguir:

Entrevista com Beatriz Flügel Assad: Projeto ABSOR.VER na Semana da Mulher

O que é o Projeto ABSOR.VER? Poderia falar um pouco sobre a origem e o objetivo desse projeto?

Beatriz: O ABSOR.VER é um projeto da Clínica de Direitos Humanos da PUCPR que pretende combater a pobreza menstrual por meio de duas linhas de atuação: arrecadando itens de higiene pessoal e conscientizando as pessoas sobre o tema.

O projeto surgiu da inquietação de três integrantes da Clínica, Beatriz Flügel Assad, Cassiana Nunes e Lya Hadassa. Assim, em outubro de 2021, depois de inúmeras conversas e com o incentivo da coordenadora da Clínica, a professora doutora Danielle Anne Pamplona, decidiu-se implantar um projeto de combate à precariedade menstrual dentro da Clínica de Direitos Humanos.

Desde então, arrecadamos e doamos dezenas de milhares de absorventes e demais produtos de higiene menstrual.

Três integrantes do Projeto ABSOR.VER segurando cartazes para divulgar a ação social.
(Da esquerda para a direita) Lya Hadassa, Cassiana Nunes e Beatriz Flügel Assad fazem parte do Projeto ABSOR.VER desde 2021. Foto: Luiza Schmid Braz.

Como foi a experiência de se envolver e ajudar a organizar essa ação social durante a IV Semana da Mulher PUCPR?

Beatriz: Nós ficamos honradas com o convite da Coordenação da Escola de Direito para participarmos, mais uma vez, da campanha de arrecadação da Semana da Mulher.

Participar ativamente de ações sociais permite que entendamos melhor a realidade do outro. E isso não é diferente no caso da pobreza menstrual. Enquanto mulheres e meninas não tiverem acesso adequado a itens de higiene pessoal e saneamento básico para lidarem de forma digna com a sua menstruação, não conseguiremos alcançar a igualdade de gênero.

Dessa forma, cada ação dentre do nosso projeto foi rica em propósito e vontade de minimizar os impactos da precariedade menstrual.

Além disso, o ABSOR.VER se propõe a colocar os temas “menstruação” e “pobreza menstrual” em voga. Para combatermos o problema, precisamos tirá-lo das sombras. E foi com braços abertos que a Clínica de Direitos Humanos, a Coordenação da Escola de Direito e os estudantes nos receberam.

Beatriz Flügel Assad ao lado de uma caixa cheia de absorventes arrecadados durante a Semana da Mulher
Entrega dos absorventes e itens de higiene pessoal arrecadados durante a IV Semana da Mulher.

Muitas oportunidades esperam por você na PUCPR!

Na Escola de Direito da PUCPR, os estudantes têm a oportunidade de participar de eventos multidisciplinares e estar à frente de projetos que fazem a diferença na sociedade.

Ficou curioso(a)? Então, venha saber mais sobre o curso de graduação em Direito da PUCPR.

Além disso, fique de olho no nosso Blog para ficar por dentro de todas as novidades!