Escola de Direito | PUCPR

Educação e Informação

5 Razões cruciais para entender a Proteção de Dados

Na era digital, o acesso fácil à informação não apenas traz benefícios, mas também impõe desafios significativos à privacidade e à segurança das informações pessoais. Portanto, é fundamental que todos entendam a importância da proteção de dados pessoais.

A Emenda Constitucional 115, reconhece a proteção de dados como um direito fundamental e garante que os cidadãos possam controlar como utilizam suas informações. Com base no artigo da Professora Cinthia Obladen de Almendra Freitas, Doutora em Informática e docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR, apresentamos as 5 razões cruciais que demonstram a relevância de entender a proteção de dados pessoais.

1. Proteção de dados pessoais como Direito Fundamental

Primeiramente, é importante destacar que a Emenda Constitucional 115 transforma a proteção de dados pessoais em um direito fundamental no Brasil. Isso significa que todos os cidadãos têm garantias claras sobre como seus dados são coletados, tratados e utilizados, assegurando sua privacidade.

2. Competência exclusiva da União

Além disso, a EC 115 estabelece que a legislação sobre proteção de dados pessoais é de competência exclusiva da União. Dessa forma, essa centralização da responsabilidade na criação de normas e regulamentações garante uma abordagem uniforme em todo o país, facilitando a proteção dos cidadãos.

3. Transparência no uso da Proteção de dados pessoais

Outro ponto importante é que, com a promulgação do Decreto nº 11.266, os órgãos governamentais passam a ser obrigados a informar claramente as circunstâncias em que compartilham dados pessoais. Essa medida promove um ambiente de transparência e confiança entre o governo e os cidadãos, permitindo que as pessoas estejam mais cientes sobre o uso de suas informações.

4. Consentimento e controle do cidadão

Ademais, o decreto proíbe expressamente o uso do Cadastro Base do Cidadão para mapear comportamentos sem o consentimento adequado. Isso empodera os cidadãos, permitindo que eles tenham controle sobre como seus dados pessoais são utilizados e evitando possíveis abusos.

5. Segurança e integridade das informações

Por último, as novas diretrizes enfatizam a importância da segurança da informação e a interoperabilidade entre sistemas. Dessa forma, elas protegem os dados pessoais contra vazamentos e acessos não autorizados, algo vital e fundamental em um mundo digital onde a privacidade está constantemente ameaçada.

Compreender a proteção de dados pessoais é uma necessidade premente em um ambiente digital cada vez mais complexo. À medida que suas informações se tornam mais valiosas, você deve conhecer seus direitos e assegurar que seus dados estejam protegidos. A proteção de dados pessoais não se trata apenas de uma questão legal, mas de um respeito fundamental à sua privacidade e ao controle sobre suas próprias informações.

Portanto, manter-se informado e engajado é essencial para contribuir para um ambiente digital mais seguro e respeitoso.

Aproveite e leia também: Direito da Família: Planejamento Patrimonial e Sucessório

👉 Acompanhe a Escola de Direito no LinkedIn.