Escola de Direito | PUCPR

Orientação Jurídica gratuita na rua XV de novembro

No dia 31 de agosto, a Escola de Direito da PUCPR conectou teoria à prática ao realizar um evento de Orientação Jurídica na Rua XV de Novembro, em Curitiba. Durante a ação, professores e estudantes atenderam gratuitamente a comunidade em quatro áreas do Direito. Foram aproximadamente 300 pessoas atendidas neste dia.

Entrada as tendas para orientação jurídica.

Áreas da Orientação Jurídica

O evento organizou-se em tendas, cada uma dedicada a uma área de atuação: Previdência, Família, Criminal, Civil e Trabalho. Assim que chegavam, os participantes recebiam senhas correspondentes às suas dúvidas e, à medida que o fluxo avançava, eram encaminhados para os atendimentos. Além disso, a organização foi excelente, permitindo que a dinâmica acontecesse de forma ágil e sem longas esperas, entregando uma boa experiência a todos.

Local do evento, mostrando toda a estrutura.

Atendimentos realizados

Os atendimentos realizados durante o mutirão foram, sem dúvida, uma oportunidade valiosa para a comunidade buscar orientações sobre questões cotidianas e outras mais complexas. Além disso, muitas vezes essas orientações não teriam fácil acesso sem esse tipo de iniciativa. Por outro lado, o feedback dos participantes demonstra claramente o impacto positivo do evento, tanto para os atendidos quanto para os estudantes que participaram dessa prática acadêmica real. Assim, fica evidente que iniciativas como essa são essenciais para promover a inclusão e o aprendizado mútuo.

Estudantes e Professores realizando atendimentos, e orientando as pessoas presentes.

Relato de pessoas atendidas

O sucesso do evento pode ser percebido pelos relatos de satisfação dos participantes. Um deles expressou gratidão pelo atendimento rápido e eficaz: “Aqui foi prático e rápido, bem acessível à população. Tinha que ter mais esses eventos, nas ruas de cidadania, nos bairros, num domingo.”

Outro participante ressaltou a acessibilidade e a eficiência do serviço: “Eu vim lá do Sítio Cercado para cá. Nas regionais seria interessante, tem muita gente que precisa desse tipo de ajuda.”

Esses depoimentos mostram a relevância e necessidade de iniciativas como esta para democratizar o acesso à orientação jurídica.

Orientação Jurídica: alinhado aos nossos valores

Este evento reflete, portanto, os valores fundamentais da Escola de Direito da PUCPR, especialmente o compromisso com o serviço à comunidade. Além disso, a iniciativa de Orientação Jurídica é um exemplo claro da nossa missão de desenvolver e difundir o conhecimento de forma a promover o bem comum.

O evento de Orientação Jurídica foi um sucesso, proporcionando à comunidade um atendimento ágil e acessível, ao mesmo tempo em que ofereceu aos nossos estudantes uma experiência prática indispensável.

Fique atento aos nossos próximos eventos e acompanhe mais sobre a Escola de Direito da PUCPR em nossa página no LinkedIn.

Confira também: Comemorando 25 anos de Excelência no PPGD da PUCPR.