Escola de Direito | PUCPR

PPGD

Dupla titulação é possível na Escola de Direito da PUCPR

Patricia Almeida de Moraes, advogada de 29 anos, é um exemplo de dedicação e sucesso acadêmico. Desde a graduação na PUCPR até a conclusão de seu doutorado com dupla titulação, sua trajetória é uma fonte de inspiração para estudantes que buscam expandir suas carreiras.

Início de uma grande jornada

Patricia começou sua trajetória na PUCPR em 2012, e concluiu a graduação em 2016. Com uma paixão crescente por Direitos Humanos, ela deu continuidade aos estudos com um mestrado em Direito Socioambiental e Sustentabilidade, que foi concluído em 2019 sob a orientação da Profa. Danielle Anne Pamplona.

Já em 2020, Patricia decidiu continuar sua jornada acadêmica e deu início ao seu Doutorado. Foi então que descobriu a especialização da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), na Alemanha, cujo tema, “Business and Human Rights”, era de grande interesse e a motivou a escolher essa universidade.

Desafios e superações

A jornada de Patricia, no entanto, não foi isenta de desafios. Primeiramente, a barreira linguística foi uma das primeiras dificuldades, o que exigiu um esforço extra para superar a prova de proficiência em inglês e escrever sua tese em uma língua estrangeira. Além disso, os desafios culturais e acadêmicos na Alemanha trouxeram uma nova dimensão à sua experiência, enriquecendo-a tanto pessoal quanto profissionalmente.

Por outro lado, a diversidade cultural no programa de doutorado da FAU foi uma vantagem inesperada para Patricia. Interagir, portanto, com estudantes de diferentes partes do mundo ampliou sua compreensão sobre os Direitos Humanos em contextos variados, o que fortaleceu sua pesquisa e enriqueceu suas discussões acadêmicas.

Defesa da tese: um marco de conquista

Patricia defendeu sua tese na PUCPR, com professores da FAU participando online, em uma defesa híbrida. Embora estivesse nervosa, sua preparação intensa garantiu uma defesa bem-sucedida, consequentemente solidificando sua posição como doutora com dupla titulação.

Uma carreira promissora

Com a conclusão do doutorado, Patricia está pronta para novos desafios. A dupla titulação não só abre portas para oportunidades internacionais, mas também é um diferencial reconhecido no Brasil. Além disso, ela já foi convidada para escrever um livro sobre Direitos Humanos e almeja uma carreira acadêmica como professora universitária.

Patricia ao lado de um banner com o nome da Universidade da Alemanha FAU.

Uma experiência inesquecível

A experiência de Patricia na Alemanha foi transformadora. Participar do 11th UN Fórum on Business and Human Rights em Genebra como voluntária da ONU foi um dos pontos altos, proporcionando uma imersão profunda nas discussões globais sobre Direitos Humanos.

A história de Patricia é um testemunho do poder da educação e da perseverança. Sua trajetória inspira outros estudantes a explorar as possibilidades que a Escola de Direito da PUCPR oferece, incluindo a oportunidade única de uma dupla titulação.

Se você deseja impulsionar sua carreira acadêmica e profissional, explore as possibilidades que o Programa Direito Global da PUCPR pode oferecer. Acompanhe a Escola de Direito no LinkedIn e fique por dentro das novidades!

Aproveite para ler também: Impulsione sua carreira com o Programa Direito Global PUCPR