Escola de Direito | PUCPR

PPGD

Como funciona o pós-doutorado em Direito?

O pós-doutorado é uma excelente oportunidade para pesquisadores Doutores realizarem pesquisa em Universidades de ponta, aproveitando a estrutura e os projetos de pesquisa existentes na Universidade e, eventualmente, trabalhando em grupo com professores e alunos de doutorado da instituição.

No Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR (PPGD), o estágio dura de três meses a dois anos, podendo ser estendido. O programa é oportunizado apenas para Doutores. Por isso, não há um orientador, devido à autonomia de pesquisa.

O Doutores, porém, têm sempre um professor Doutor da PUCPR destacado como supervisor, que se responsabiliza por receber o Doutor, abrir espaço para que a pesquisa seja realizada, e encerrar o vínculo com a apresentação dos resultados em sessão pública.

Como o pós-doutorando já é Doutor, ele não se submete a banca e não precisa de aprovação. No entanto, é comum que outros professores doutores sejam convidados para presenciar a sessão de apresentação, podendo fazer perguntas, para dar publicidade ao que foi produzido.

Existe “Pós-doutor”?

Pós-Doutorado não é um título acadêmico, pois não há título superior ao Doutor. Assim, é impreciso alguém se apresentar como Pós-Doutor, como se isso fosse um título acima do Doutor. Algumas instituições, como a USP, em seus regulamentos, dizem expressamente que o pós-doutorado não gera título.

Um Doutor pode fazer quantos pós-doutorados quiser, em qualquer fase da sua carreira. Ainda que não seja um título, ter feito estágios pós-doutorais é um diferencial de currículo para os Doutores. Em muitos casos, ter pós-doutorado ajuda em promoções ou em concursos. É uma jornada acadêmica que demonstra comprometimento e interesse em evoluir, principalmente quando o resultado do estágio é uma pesquisa que gera bons artigos, livros e é apresentada em congressos importantes.

Uma excelente oportunidade acadêmica e profissional

Fazer um estágio de pós-doutorado é uma oportunidade excepcional, que deve ser aproveitada por quem tem disponibilidade.

O pós-doutorado é, normalmente, compreendido como prova de que o Doutor segue pesquisando, continua se atualizando e produzindo conhecimento de vanguarda. Além disso, é a oportunidade para um professor com vários compromissos poder parar um pouco e se dedicar a uma pesquisa específica.

É comum que o pós-doutorando assuma algumas atividades didáticas, ampliando a sua experiência como professor. A oportunidade é ainda mais significativa quando o Doutor vai fazer o seu estágio em outra universidade, diferente daquela em que leciona, expandindo o seu conhecimento e a sua experiência. Por isso, a PUCPR tem o prazer de receber Doutores vindos de outras instituições, e até de outros países, para fazerem aqui o seu estágio de pós-doutorado.

Quer saber um pouco mais sobre o tipo de pesquisa desenvolvido no pós-doutorado? Confira os resultados de pesquisas de três pós-doutorandas no PPGD, sobre a aplicação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos pelo Poder Judiciário brasileiro.