No dia 16 de maio, o Desembargador Federal aposentado e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR, Vladmir Passos de Freitas, tomou posse como presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ). A cerimônia ocorreu no auditório da Justiça Federal em Curitiba, na presença dos demais membros da Instituição.
Vladmir ingressou na APLJ em 2004, convidado pelo então presidente João Casillo. Nesses 19 anos de atuação, ele contribuiu com o principal propósito da Academia: promover a discussão contínua do Direito por meio de parcerias com outras instituições, concursos, eventos, debates e publicação de artigos.
O professor afirma que é uma grande honra liderar a APLJ e que já tem planos para o futuro. “Pretendo realizar o primeiro encontro nacional de Academias de Letras Jurídicas do Brasil, colocando o Paraná na posição que merece. Também queremos firmar parcerias com Faculdades de Direito de menor porte no interior, que lutam com dificuldades econômicas, colaborando na formação de seus alunos”, diz.
O que é a Academia Paranaense de Letras Jurídicas?
De acordo com o site oficial da Instituição, a Academia Paranaense de Letras Jurídicas foi criada em 1998 pelo desembargador Henrique Chesneau Lenz César. É uma associação sem fins lucrativos composta por bacharéis em Direito de notável saber jurídico. O objetivo da Academia, que atualmente reúne 40 profissionais, é exercer uma análise crítica a respeito das decisões judiciais e contribuir ativamente para a construção de uma sociedade mais justa.