Engenharia Civil | PUCPR

FAQ Estágio do Curso de Engenharia Civil PUCPR

INFORMATIVO – Estágio Curricular Obrigatório de Engenharia Civil

Carga horária da Disciplina: 165hrs-relógio.

É ofertada no 8º período.

Com pré-requisito de conclusão de 70% do curso para matrícula.

1. Tem aula nessa disciplina?

As aulas da disciplina de Estágio devem ser cumpridas na atividade, portanto devem ser realizadas na empresa. Existem, entretanto, entregas exigidas pelo MEC para que haja evidências do cumprimento da atividade de estágio, então sim, a disciplina possui algumas aulas de orientação, nas quais o professor irá guiar os estudantes sobre como cumprir as exigências da disciplina.

2. Qual deve ser a formação do supervisor do estágio?

O supervisor deve ser obrigatoriamente um engenheiro ou arquiteto, de preferência com registro ativo no conselho profissional (CREA ou CAU).

3. Estou matriculado na disciplina e já fiz estágio anteriormente é possível validar essas horas?

Não é possível validar as horas de estágio anteriormente cumpridas, uma vez que as horas devem ser realizadas durante o período em que o estudante estiver matriculado na disciplina.

4. Não estou estagiando. A universidade vai conseguir para mim um estágio?

A responsabilidade de encontrar um estágio é do estudante e não da universidade. A instituição pode oferecer suporte e orientação na busca por esse estágio, por meio do PUC Carreiras.

5. Sou contratado no regime CLT, vou ter que conseguir um contrato de estágio?

Se o trabalho com regime CLT for correlato à área de engenharia civil, o estudante precisará apenas formalizar a atividade na disciplina, apresentando um supervisor engenheiro/ arquiteto e seguindo as orientações do professor. Entretanto, se o trabalho não for correlato à área, o estudante precisará buscar um estágio que atenda às exigências da disciplina.

6. Já estou estagiando com o contrato não obrigatório, é possível validar esse estágio?

Sim, é possível validar um estágio não obrigatório. O processo para validação será explicado pelo professor da disciplina durante as aulas.