Engenharia Civil | PUCPR

Notícias

Estudantes de Engenharia Civil da PUCPR realizam visita Geotécnica à obra do New Urban Residence

Os estudantes da disciplina de Projetos de Obras Geotécnicas, do Curso de Engenharia Civil da PUCPR, acompanharam, no dia 03/11/2021, uma prova de carga estática em estaca de grandes dimensões para subsidiar o projeto executivo de fundações do edifício residencial New Urban, da AGL Incorporadora.

Os estudantes junto com a professora Carla de Castro Ferreira foram recebidos na obra pelos engenheiros da AGL, Luiz Antoniutti, Giancarlo Antoniutti e Vinicius Hanser, que explicaram as características geotécnicas do local, as solicitações a que as fundações do empreendimento de 22 andares estarão submetidas e a opção por utilizar a prova de carga estática, buscando melhor avaliação da interação solo-estrutura.

A prova de carga estática permite determinar a capacidade de carga da estaca e garante um projeto de fundações seguro e economicamente viável, atendendo aos critérios estabelecidos pela NBR 6122/2019 (Projeto e Execução de Fundações).

A prova de carga estática foi realizada pela empresa Fugro In Situ Geotecnia, com a montagem prévia do sistema de reação constituído por vigas metálicas atirantadas, células de carga no topo da estaca e cilindros hidráulicos para a aplicação de carregamentos de compressão à estaca, em estágios crescentes da ordem de 20% da carga de trabalho, registrando-se os deslocamentos correspondentes.

O ensaio atingiu 630 tf, o que corresponde ao dobro da carga de trabalho. A análise dos dados obtidos em campo traz informações importantes, tais como: curva carga x deslocamento; capacidade de carga da estaca; recalque associado à carga de trabalho; parcelas de resistência de ponta e atrito lateral; coeficiente de segurança do estaqueamento.

Os estudantes foram convidados a retornarem à obra quando os ensaios para avaliação do desempenho das fundações (ensaios de integridade – PIT, provas de carga dinâmicas – PDA) e monitoramento de recalques estiverem acontecendo.

Essa visita foi uma oportunidade para os estudantes unirem a teoria à prática.