Blog da Engenharia Elétrica - PUCPR | PUCPR

IoT e 5G

Internet of Things para Agricultura de Precisão no Campo

Agricultura de Precisão no Campo com IoT


A agricultura de precisão consiste no monitoramento de parâmetros de solo e clima no tempo associado ao cultivo, onde o objetivo é aumentar a produção agrícola. São obtidas amostras de solo e medições capturadas no campo, normalmente georreferenciadas, e a análise feita em laboratório. Posteriormente os dados são processados para gerar informações precisas para auxiliar agrônomos no manejo correto e preciso. 

A eletrônica está cada vez mais presentes no campo. A presença de sensores cada vez mais precisos e baratos, obtendo dados em tempo real e enviando para a nuvem com sistemas baseados em IoT (Internet of Things). Os dados enviados para a nuvem são processados gerando informação em tempo real para o agrônomo. Esse processo torna cada vez mais preciso e eficiente o manejo, ajudando o agricultor a produzir mais, com melhor qualidade e fazendo uso racional de recursos. 

Agricultura de Precisão
Informações em Tempo Real com IoT

É nesse foco que nasceu um projeto de cooperação técnica entre a Engenharia Elétrica da PUCPR e Nokia Networks. Um projeto realizado entre 2018 e 2019 com a participação de estudantes bolsistas do curso de Engenharia Elétrica.  

A Agricultura de Precisão é uma tecnologia inovadora que visa apoiar os agricultores no planejamento, cultivo e manejo de culturas. Para o desenvolvimento da agricultura de precisão, são utilizadas diversas tecnologias para sensoriamento e coleta de dados envolvendo sistemas microcontrolados e módulos de comunicação. 

Devido à multiplicidade de soluções e à complexidade associada, o uso dessas tecnologias requer um estudo aprofundado dos requisitos da cultura-alvo, avaliação de sistemas de software para armazenamento e processamento de dados e a especificação de sistemas de sensores integrados com módulos de comunicação. 

IoT no Campo
Sensoriamento no Campo e Envio das Informação para a Nuvem.

A agricultura de precisão com IoT estará cada vez mais presente no campo, sendo uma oportunidade para os profissionais do curso de Engenharia Elétrica. Na PUCPR o estudante desenvolve projetos envolvendo IoT e tem a possibilidade de participar de projetos como esse, envolvendo empresas que são referência em tecnologia no mercado de telecomunicações como a Nokia.


Como Aprender Mais Sobre IoT?

Gostou?  Ficou curioso? A PUCPR oferece um curso de Engenharia Elétrica que oferece disciplinas na área de Telecomunicações, acesse o link abaixo e conheça a estrutura do nosso curso:

Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia) – PUCPR

Venha estudar conosco! Faça o vestibular para o curso de Engenharia Elétrica da PUCPR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *