Blog da Engenharia Elétrica - PUCPR | PUCPR

Engenharia Elétrica

Redes Ópticas


As Redes Ópticas revolucionaram as telecomunicações e se tornaram um meio fundamental para este mundo de conectividade.  A PUCPR oferece disciplinas no curso de Engenharia Elétrica e de Extensão, veja nesse post!

Fibras Ópticas utilizadas em sistemas de comunicação atuais.

As redes ópticas incorporam várias tecnologias de transmissão de sinais. Essas tecnologias permitem a comunicação confiável de voz, dados e multimídia com uma capacidade inimaginável. 

Há uma demanda sempre crescente de necessidade por banda. Os usuários da internet e mídias sociais necessitam cada vez mais velocidade e capacidade de dados. Você já imaginou a quantidade de dados e informações trafegados diariamente por streamers e digital influencers? 

Além disso, o mundo precisa se preocupar em viabilizar a Internet das Coisas (IoT), Redes Elétricas Inteligentes, Telecirurgia, e tantas outras tecnologias que usam as telecomunicações para funcionar. Só com as redes ópticas é possível garantir a robustez e velocidade das comunicações para todas essas aplicações. 


Estrutura de Redes de Comunicação

Estrutura de Redes

As comunicações móveis já dominam grande parte dos dispositivos conectados, e com a adoção global do 5G, com velocidades no patamar das centenas de megabits por segundo. Por isso há a necessidade de um sistema de redes interconectadas capaz de suportar toda essa demanda por capacidade.  

Neste cenário, redes de acesso de dezenas de gigabits por segundo, redes metropolitanas de centenas de gigabits por segundo, e redes “core” da ordem de terabits são necessárias.

E é neste cenário que entram as comunicações ópticas, nas quais cada usuário ou serviço da rede passará a ter sua própria “cor” ou frequência para se comunicar com o mundo. 


Como Aprender Mais Sobre Redes Ópticas?

Gostou?  Ficou curioso? A PUCPR oferece um curso de Engenharia Elétrica que oferece disciplinas na área de Telecomunicações, acesse o link abaixo e conheça a estrutura do nosso curso:

Engenharia Elétrica (Telecomunicações, Eletrônica e Sistemas de Potência e Energia) – PUCPR

Além da Engenharia, está aberto ao público um curso de extensão de 8 horas exatamente na área de Redes Ópticas. Acesse o link abaixo e conheça os temas abordados. Se interessar, é só realizar a inscrição!

Redes Ópticas – PUCPR

Então venha estudar conosco! Faça o vestibular para o curso de Engenharia Elétrica da PUCPR! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *