Engenharia de Software | PUCPR

Notícias

SENOBR – Projeto com parceria internacional leva estudantes e professoras à Finlândia e Noruega

Os estudantes de engenharia de software Aline Andrade (8º período), Alessandro Shmidt (4º período) e Vitor Quadros (4º período) foram selecionados para participar de um projeto de mobilidade internacional para a Finlândia e a Noruega. Eles foram escolhidos após desenvolver com sucesso seus projetos de Iniciação Científica (PIBIC).

Eles acompanharam as professoras Sheila Reinehr e Andreia Malucelli em atividades decorrentes do projeto SENOBR, uma parceria entre a NTNU (Norwegian University of Science and Technology) e 3 universidades brasileiras (PUCPR, PUCRS e UFAM) para troca de experiências em engenharia de software.

O projeto tem duração de 4 anos e é financiado com recursos noruegueses.

Neste ano, cada uma das Universidades brasileiras envolvidas levou 3 estudantes de graduação ou mestrado, totalizando 9 estudantes. Isso ocorrerá novamente nos anos de 2023 e 2024. O tempo de permanência é de 15 dias.

Este ano, eles tiveram o privilégio de participar de um dos principais congressos internacionais da área, o Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM) na Finlândia, seguido de uma agenda repleta de atividades na NTNU, na Noruega.

Professoras Sheila Reinehr e Andreia Malucelli e os alunos Alessandro Maciel Schmidt, Vitor Bianchini de Quadros e Aline Sarah Freitas de Andrade.