Blog Engenharia de Produção | PUCPR

Acontece no curso

Professores realizam experiências imersivas nas disciplinas do curso

Os professores da PUCPR e do curso de Engenharia de Produção, tem explorado cada vez mais as tecnologias do Centro de Realidade Estendida (Saiba mais aqui: https://sites.pucpr.br/realidadeestendida/).

No dia 15/09, foi realizada uma atividade prática com os estudantes da disciplina de Projeto e Organização do Trabalho, conduzida pelo professor Matheus Goedert. Na prática proposta, os estudantes utilizaram óculos de realidade virtual para simular uma visita a uma fundição de peças.

Durante a simulação, os estudantes aplicaram ferramentas como o Fluxograma Vertical, o Gráfico Homem-Máquina e o Gráfico das Duas Mãos, analisando em detalhes o processo de fundição, os movimentos dos operadores e o fluxo de materiais. O objetivo foi desenvolver a capacidade de mapear e propor melhorias nos métodos de trabalho, aumentando a produtividade e a eficiência operacional.

A atividade proporcionou uma experiência dinâmica e envolvente, unindo teoria e prática. “Foi uma ótima oportunidade para os estudantes colocarem os conhecimentos em ação de uma forma interativa e imersiva”, comentou o professor Matheus. O uso da realidade virtual trouxe um novo nível de engajamento para os acadêmicos do curso, aproximando-os ainda mais das soluções reais do mercado industrial.

No dia 03/10, a prática foi no simulador de comunicação. Os estudantes de 1o período, da disciplina de Introdução à Engenharia de Produção, foram imersos em um contexto de resistência à mudança, comumente encontrado nas organizações, e exercitaram a competência de comunicação e argumentação, aprimorando a capacidade de lidar nesse tipo de cenário. A dinâmica foi conduzida pela prof. Gabriela Veiga.

Outras disciplinas específicas em breve irão propor mais experiências como estas.