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Acontece no curso

Revisão dos Objetivos Educacionais do curso (PEOs)

Como parte do projeto pedagógico do curso, definimos os objetivos Educacionais do curso (Program Educational Objectives – PEO), que aborda as perspectivas relacionadas ao perfil de Engenheiro de Produção esperado pelo mercado de trabalho, e estabelece a base para a definição das competências.

 A cada três anos, realizamos um processo de análise critica destas definições, que se dá por meio da realização de uma pesquisa com profissionais de mercado, discussão com o IAB e com o NDE (professores que compõe o núcleo docente estruturante).

O IAB é uma reunião com um grupo de profissionais que ocupam cargos de liderança e estratégicos em diversos segmentos de negócios e tipos de organizações, para discutir temas relacionados à formação profissional do Engenheiro de Produção. No último encontro, identificamos um conjunto emergente de habilidades, competências e características que o Engenheiro de Produção pode incorporar no processo de desenvolvimento da sua carreira, buscando destacar-se no mercado. Entre eles, inclui-se:

  • Habilidades de adaptação para lidar com diferentes tipos de públicos;
  • Soft-skills relacionadas ao desenvolvimento do profissional da pessoa do Engenheiro de Produção, como a liderança, empatia, resiliência, trabalho em equipe;
  • Potencializar o processo de comunicação e escuta ativa;
  • Facilidade para desenvolver o autoconhecimento, fit cultural (reflexão e adaptação) e processo de fazer e receber feedbacks;
  • Habilidades de Negociação envolvendo processos de Comunicação;
  • Desenvolver hard skills em Pacote Office, Inteligência Artificial e Ciência de Dados;
  • Demonstrar e conectar o propósito do estudante com os perfis de estágios e vagas;
  • Ampliar as possibilidades de áreas de atuação, carreiras e experienciar o quanto antes em oportunidades de vagas de estágio;
  • Proximidade com empresas para conhecimentos práticos das áreas e para compreensão da jornada e rotinas de trabalho;
  • Atuação de mentores de carreiras durante a formação pode ajudar o direcionamento da carreira.

Em paralelo à discussão realizada no IAB, realizou-se uma pesquisa com profissionais de mercado para averiguar se os atuais PEOs do curso permanecem relevantes. Os comentários abrangem:

  • Explorar áreas além de Projetos e Gerenciamento de Operações. Exemplo: Processos, Sistemas de Gestão, Planos de Melhoria Contínua;
  • Oratória é essencial;
  • Ter um bom embasamento teórico facilita as Tomada de Decisões;
  • Apresentar soluções inovadoras e como isso pode impactar na lucratividade, valor aos acionistas, resolvendo problemas complexos através da Engenharia de Produção;
  • Conhecimento da Filosofia Lean agrega resultados;
  • Educação continuada é um termo muito específico da instituição. Rever o termo “educação continuada” para algo mais genérico do mercado, exemplo: atualização do conhecimento de forma constante, cursos, especializações, formações profissionais;
  • ESG é uma tendência;
  • Ao invés de educação continuada buscando manter-se atualizado com os conhecimentos emergentes atrelados à profissão;
  • Acho interessante aplicar aprendizados de contação de storytelling. Por vezes não basta analisar muito bem os dados, conduzir muito bem um projeto, se estes não são repassados ​​de maneira consistente para os ouvintes;
  • Análise de indicadores internos, melhoria de processos e avaliações através de análises estatísticas.

Diante destes inputs, resultado da pesquisa e discussão no IAB, revisou-se os PEOs, junto ao NDE. O objetivo revisado do curso de Engenharia de Produção da PUCPR é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:

– Ter melhorado o desempenho organizacional através de tomada de decisão assertiva em projetos e gerenciamento de operações.

– Ter criado valor para os stakeholders, potencializando resultados, promovendo soluções inovadoras (produto, processos e tecnologia) ou resolvendo problemas complexos.

– Ter atuado como transformador da realidade existente, de forma ética e sustentável, buscando o conhecimento de forma constante.

– Ter liderado e motivado os membros de equipe multidisciplinar através da comunicação apropriada ao contexto de maneira assertiva.

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