Como parte do projeto pedagógico do curso, definimos os objetivos Educacionais do curso (Program Educational Objectives – PEO), que aborda as perspectivas relacionadas ao perfil de Engenheiro de Produção esperado pelo mercado de trabalho, e estabelece a base para a definição das competências.
A cada três anos, realizamos um processo de análise critica destas definições, que se dá por meio da realização de uma pesquisa com profissionais de mercado, discussão com o IAB e com o NDE (professores que compõe o núcleo docente estruturante).
O IAB é uma reunião com um grupo de profissionais que ocupam cargos de liderança e estratégicos em diversos segmentos de negócios e tipos de organizações, para discutir temas relacionados à formação profissional do Engenheiro de Produção. No último encontro, identificamos um conjunto emergente de habilidades, competências e características que o Engenheiro de Produção pode incorporar no processo de desenvolvimento da sua carreira, buscando destacar-se no mercado. Entre eles, inclui-se:
- Habilidades de adaptação para lidar com diferentes tipos de públicos;
- Soft-skills relacionadas ao desenvolvimento do profissional da pessoa do Engenheiro de Produção, como a liderança, empatia, resiliência, trabalho em equipe;
- Potencializar o processo de comunicação e escuta ativa;
- Facilidade para desenvolver o autoconhecimento, fit cultural (reflexão e adaptação) e processo de fazer e receber feedbacks;
- Habilidades de Negociação envolvendo processos de Comunicação;
- Desenvolver hard skills em Pacote Office, Inteligência Artificial e Ciência de Dados;
- Demonstrar e conectar o propósito do estudante com os perfis de estágios e vagas;
- Ampliar as possibilidades de áreas de atuação, carreiras e experienciar o quanto antes em oportunidades de vagas de estágio;
- Proximidade com empresas para conhecimentos práticos das áreas e para compreensão da jornada e rotinas de trabalho;
- Atuação de mentores de carreiras durante a formação pode ajudar o direcionamento da carreira.
Em paralelo à discussão realizada no IAB, realizou-se uma pesquisa com profissionais de mercado para averiguar se os atuais PEOs do curso permanecem relevantes. Os comentários abrangem:
- Explorar áreas além de Projetos e Gerenciamento de Operações. Exemplo: Processos, Sistemas de Gestão, Planos de Melhoria Contínua;
- Oratória é essencial;
- Ter um bom embasamento teórico facilita as Tomada de Decisões;
- Apresentar soluções inovadoras e como isso pode impactar na lucratividade, valor aos acionistas, resolvendo problemas complexos através da Engenharia de Produção;
- Conhecimento da Filosofia Lean agrega resultados;
- Educação continuada é um termo muito específico da instituição. Rever o termo “educação continuada” para algo mais genérico do mercado, exemplo: atualização do conhecimento de forma constante, cursos, especializações, formações profissionais;
- ESG é uma tendência;
- Ao invés de educação continuada buscando manter-se atualizado com os conhecimentos emergentes atrelados à profissão;
- Acho interessante aplicar aprendizados de contação de storytelling. Por vezes não basta analisar muito bem os dados, conduzir muito bem um projeto, se estes não são repassados de maneira consistente para os ouvintes;
- Análise de indicadores internos, melhoria de processos e avaliações através de análises estatísticas.
Diante destes inputs, resultado da pesquisa e discussão no IAB, revisou-se os PEOs, junto ao NDE. O objetivo revisado do curso de Engenharia de Produção da PUCPR é desenvolver profissionais que, em um horizonte de 3 a 5 anos após formados, irão:
– Ter melhorado o desempenho organizacional através de tomada de decisão assertiva em projetos e gerenciamento de operações.
– Ter criado valor para os stakeholders, potencializando resultados, promovendo soluções inovadoras (produto, processos e tecnologia) ou resolvendo problemas complexos.
– Ter atuado como transformador da realidade existente, de forma ética e sustentável, buscando o conhecimento de forma constante.
– Ter liderado e motivado os membros de equipe multidisciplinar através da comunicação apropriada ao contexto de maneira assertiva.