Blog Engenharia de Produção | PUCPR

Acontece no curso

Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da PUCPR promove o 1º Fórum de Certificação em Ergonomia e Fatores Humanos para Engenharia

No dia 08 de agosto de 2024, ocorreu o Primeiro Fórum de Certificação em Ergonomia e Fatores Humanos para Estudantes de Engenharia, no Auditório Bento Munhoz da Escola Politécnica da PUCPR, com o tema: “A importância da formação em Fatores Humanos e Ergonomia para as Engenharias e a Certificação ERG BR 5001”.

O fórum, que teve participação da Sra Lucy Mara Baú – presidente da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia) – lançou um modelo pioneiro de certificação, promovido pela instituição. O curso de Engenharia de Produção foi pioneiro em estruturar-se para promover tal credencial para estudantes de graduação.

O desenvolvimento deste modelo de certificação, iniciou em 2019 e sua implantação trará como contribuição dar visibilidade aos professores, cursos e instituições que têm se engajado na promoção da Ergonomia e Fatores Humanos, assim como, busca reconhecer os futuros profissionais que se engajaram no aprendizado destas competências.

A obtenção do certificado ocorre por meio da disciplina de Ergonomia da grade curricular do curso de Engenharia de Produção. Além de cursar a disciplina, deve-se cumprir outros critérios: média mínima de 9,0 no conteúdo de ergonomia, formação adequada às competências especificadas no processo, realização de um projeto aplicado na área, ter como professor um Ergonomista Profissional Certificado pela ABERGO, dentre outros.

Foram entregues certificados a 23 estudantes de todas as turmas participantes do piloto. Os seguintes estudantes receberam o certificado:

• Alex Hiroyuiti Kay
  • Ana Júlia de Carvalho Lima
  • Amanda Pelegrino
  • Ana Beatriz Lyrio Lajas
  • Elias Hentz Clementino
  • Flavio Alexandre Prussak Gabardo
  • Gustavo Ratzhe Ferreira
  • Isabelle Christine Santos Carvalho
  • Larissa Katrini da Cruz
  • Léonard Rocha Loures
  • Leonardo Graciano Leal
  • Letícia Dalcastagne Ribeiro
  • Lucas Sydorak Lessa
  • Luiza Gonçalves Piuma
  • Raquel Rodrigues Krul
  • Sandro Roberto Caetano
  • Thiago Veiga de Andrade
  • Vanessa Hammerschmidt

Os estudantes, além do certificado, ganharam também o Livro “Dicionário de Ergonomia e Fatores Humanos: O contexto Brasileiro em 110 verbetes”, organizado por Raoni Rocha e Lucy Mara Baú.

Parabéns aos estudantes e um agradecimento especial à professora Rosimeire Sedrez Bitencourt, que pilotou a concepção desta certificação junto à ABERGO.