A Enfermagem é uma das áreas mais promissoras do setor da saúde no Brasil. Trata-se de uma profissão com funções e responsabilidades complexas, mas essenciais, pois focam no cuidado humano de forma integral. Em um contexto de envelhecimento populacional, a demanda por enfermeiros é crescente no país.
Para se ter uma ideia, o número de pessoas com 65 anos de idade ou mais aumentou 57% no Brasil em 12 anos, entre 2010 e 2022, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa tendência acelerada traz desafios importantes, como a sobrecarga dos serviços de saúde, uma vez que os idosos precisam de cuidados mais intensos e frequentes. Ao mesmo tempo, aumenta a necessidade de profissionais capacitados para atender a uma população cada vez mais envelhecida.
Portanto, é nesse cenário que o mercado de trabalho em Enfermagem ganha destaque. Entenda neste post as principais possibilidades de atuação de um enfermeiro!
Hospitais e clínicas
O profissional de Enfermagem pode atuar no cuidado direto aos pacientes, gerenciamento e liderança dos serviços. Ele ajuda ainda na prevenção de doenças e monitoramento da evolução clínica.
Também é possível atuar especificamente nas áreas de obstetrícia e pediatria, com ênfase no cuidado de gestantes e recém-nascidos. Além disso, o profissional pode trabalhar em centros cirúrgicos, na gestão deste local e no cuidado sistematizado dos pacientes no pré-operatório, transoperatório e pós-operatório.
Saúde pública
Enfermeiros também têm um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e controle de epidemias. Isso envolve campanhas de vacinação e conscientização, além de assistência domiciliar para pessoas com necessidades especiais.
Pesquisa e ensino
Para quem deseja contribuir com a formação de novos profissionais e desenvolvimento de estudos na área, é possível seguir a carreira acadêmica. Profissionais da Enfermagem também podem atuar como docentes e realizar pesquisas.
Enfermagem do Trabalho
A atuação de enfermeiros nos ambientes corporativos envolve o cuidado com a saúde dos colaboradores e prevenção de doenças ocupacionais.
Empreendedorismo
Outra possibilidade para o profissional da área é desenvolver o seu próprio negócio. É possível atuar de forma autônoma no tratamento especializado de feridas, em clínicas de vacinação e, ainda, consultoria especializada em amamentação e cuidados a recém-nascidos.
O enfermeiro também pode trabalhar com home care, ou seja, prestar assistência e realizar tratamentos domiciliares para pacientes idosos e/ou com doenças crônicas.
Mercado de trabalho em Enfermagem
A enfermagem conta, hoje, com uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil. De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cerca de 90% dos profissionais formados na área estão empregados. A taxa de desemprego é de apenas 12%.
Até 2030, estima-se que faltarão 9 milhões de enfermeiros no mundo para atender às necessidades médicas dos países, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em suma, isso reforça a importância dessa área para a saúde global e como a demanda por profissionais é cada vez maior e mais urgente.
Enfermagem na PUCPR
Para atender a esse mercado tão promissor, o curso de Enfermagem da PUCPR passou por uma reformulação recente, com três mudanças importantes: redução no valor da mensalidade, alteração no horário de saída das aulas – para que os estudantes possam conciliar estudos e trabalho – e aumento do tempo de conclusão, de 4 para 5 anos.
O objetivo é continuar oferecendo uma experiência de aprendizagem inovadora, com uma matriz curricular ainda mais atualizada e novas facilidades para os futuros profissionais. A graduação proporciona ainda atividades práticas desde o início, iniciação científica e possibilidades de intercâmbio.
Que tal começar a sua formação em uma área altamente promissora e que será cada vez mais essencial para o setor de saúde nos próximos anos?