Criar uma proposta de implantação da agricultura urbana em escolas: essa é a principal ideia de um projeto de extensão realizado por estudantes do 6º período do curso de Agronomia da PUCPR/EMCV. O objetivo é incentivar acadêmicos e alunos de colégios de Curitiba a refletirem sobre essa prática e, portanto, sobre a relação entre ser humano e natureza.
A ação, que faz parte da disciplina “Projeto de Extensão: Agricultura Urbana”, foi realizada no Colégio Social Madre Clélia, na Escola Estadual Manoel Ribas e no Marista Escola Social Esperança. Inicialmente, os estudantes da PUCPR foram até as escolas para conhecer os espaços e ter momentos de escuta ativa, entendendo suas necessidades e realidades. A partir disso, montaram propostas de trabalho e formaram equipes, supervisionadas por meio de encontros com professores e gestores dos colégios.
Para o professor de Agronomia Jefferson Cunha, um dos orientadores do projeto, as atividades de agricultura urbana contribuem para a troca de saberes. “Os acadêmicos têm a oportunidade de praticar seus conhecimentos dentro de um contexto real e, como característica da atividade extensionista, integrar-se com a comunidade. Eles extrapolam os muros da universidade, cooperando com o desenvolvimento social, econômico e ambiental”, destaca.
Já para os alunos das escolas, o projeto é uma oportunidade de cocriação com os acadêmicos e de realização de atividades que incentivam práticas sustentáveis desde cedo. Além disso, pode ser um estímulo ou até mesmo uma inspiração para a graduação em Agronomia no futuro.