Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Atualidades

Cat Friendly: saiba o que é e a importância desse conceito

Cat Friendly

Com certeza você já ouviu falar na expressão pet friendly, que nasceu nos Estados Unidos e vem ganhando cada vez mais destaque mundo afora. Ela se refere a estabelecimentos que são “amigos dos animais domésticos”, ou seja, que permitem a entrada dos bichinhos e visam garantir seu bem-estar, conforto e cuidado. Mas outro conceito mais específico também tem crescido nos últimos anos: cat friendly ou “amigável para gatos”.

Trata-se de boas práticas que têm o objetivo de criar ambientes acolhedores, confortáveis e tranquilos para felinos, especialmente em clínicas e hospitais veterinários, mas também em pet shops e estabelecimentos em geral. Como uma iniciativa global, o programa cat friendly busca melhorar o ambiente e a experiência dos gatos, tutores e de toda a equipe veterinária.

Atualmente, existem mais de 30 milhões de gatos no Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e o Instituto Pet Brasil. Para se ter uma ideia, houvecrescimento de 5,4% no número de felinos entre 2022 e 2024, o que demonstra o aumento do interesse pelos animais.

Com características comportamentais únicas, os gatos tendem a ser mais territoriais e sensíveis a ambientes, pessoas, sons e outros bichos. Eles gostam de se esconder, explorar e caçar, além de estarem sempre alertas. Nesse sentido, as práticas cat friendly buscam valorizar o bem-estar desses animais e deixá-los mais à vontade, principalmente em lugares desconhecidos.

Conheça alguns benefícios dessas práticas:

  • → Reduzem o estresse e a ansiedade dos felinos
  • → Permitem um atendimento mais tranquilo e uma avaliação adequada do animal
  • → Trazem mais confiança para o paciente e seu tutor
  • → Previnem situações potencialmente traumáticas e negativas, como o contato com cães e animais de outras espécies

Como criar um espaço cat friendly?

Na prática, promover ambientes amigáveis aos gatos inclui fazer mudanças estruturais na clínica, hospital ou estabelecimento e adaptar o atendimento e os serviços oferecidos aos pacientes. Confira algumas ações cat friendly:

  • → Criar uma sala de espera e um consultório exclusivos para gatos, proporcionando ambientes reservados e mais seguros
  • → Adaptar esses ambientes para que sejam silenciosos, uma vez que ruídos e barulhos em geral podem estressar os felinos
  • → Instalar elementos específicos para que os gatos possam se sentir à vontade, como prateleiras com tocas e nichos
  • → Disponibilizar brinquedos e arranhadores que estimulem os comportamentos naturais de exploração dos felinos
  • → Contar com uma equipe especializada em comportamento felino para identificar possíveis sintomas de estresse e desconforto e garantir um atendimento de qualidade

Onde posso levar meu gato?

A Clínica Veterinária Escola (CVE) da PUCPR, vinculada ao curso de Medicina Veterinária no Câmpus Curitiba, agora conta com um consultório exclusivo para gatos. O espaço, projetado para oferecer conforto e tranquilidade, possui uma mesa desenvolvida para não emitir ruídos que possam assustar os felinos, além de outros elementos de entretenimento.

Entre os diferenciais, destacam-se prateleiras com tocas que servem como esconderijos, proporcionando uma ambientação segura e acolhedora durante a espera e consulta. A CVE também oferece uma ampla área de internamento especialmente preparada para felinos, dois centros cirúrgicos, laboratórios, serviços de raio-X e ultrassom, salas de nutrição e coleta, quimioterapia, emergência e estacionamento próprio.

Cat Friendly

As especialidades atendidas incluem Acupuntura, Anestesiologia, Cirurgia de Tecidos Moles, Criocirurgia, Cirurgia Videoassistida, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Infectologia, Laserterapia, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Ozonioterapia.

Além disso, a clínica realiza exames e diagnósticos nas áreas de Microbiologia, Patologia Clínica, Histologia e Citologia, Ultrassonografia, Radiologia, Endoscopia e Procedimentos Ecoguiados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *