Considerada uma das áreas de estudo de maior destaque nos últimos anos no Brasil, a Biomedicina é altamente promissora. Trata-se de uma profissão voltada, principalmente, para o estudo e a promoção da saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O biomédico explora, categoriza e analisa as causas das principais doenças, estabelecendo as estratégias mais eficazes de combate e prevenção.
Ele integra conhecimentos de biologia e medicina, podendo trabalhar com estética, diagnóstico por imagem, análises clínicas, bancos de sangue e hemoterapia, reprodução assistida e diversas outras possibilidades.
Com um mercado de trabalho crescente, a Biomedicina é capaz de propor soluções viáveis e inovadoras nas diferentes equipes multiprofissionais da saúde. Confira algumas áreas e oportunidades de atuação!
Análises clínicas
O biomédico pode trabalhar em laboratórios clínicos, realizando exames de sangue, urina e glicose, por exemplo. Ele é capaz de gerar laudos precisos para o diagnóstico de doenças, além de supervisionar essas atividades.
Imunologia e Saúde Pública
A Biomedicina atua em pesquisas para desenvolvimento de vacinas, tratamentos, novas terapias e técnicas de diagnóstico, promovendo a saúde da população.
Diagnóstico por imagem
O profissional da Biomedicina também pode realizar exames de imagem, como Raio-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de operar os respectivos equipamentos. Pode, ainda, desenvolver novas técnicas e pesquisas na área de diagnósticos.
Biomédico na Estética
É possível se especializar em procedimentos e intervenções estéticas não cirúrgicas, que estão cada vez mais em alta, para promover bem-estar de forma segura. Isso inclui, por exemplo, preenchimento facial, toxina botulínica, peelings, depilação a laser e microagulhamento.
Além disso, o profissional pode se especializar em Cosmetologia e atuar como responsável técnico de empresas que comercializam cosméticos e outros produtos para saúde.
Banco de sangue e hemoterapia
O biomédico pode realizar procedimentos técnicos relacionados a bancos de sangue, como exames (antes e após a transfusão), execução do processamento semi-industrial e industrial de sangue e suas sorologias e manuseio de equipamentos.
Reprodução assistida/fertilização in vitro
Para casais que não podem ter filhos, a Biomedicina é uma grande aliada. O profissional da área pode atuar de forma direta no processo da fertilização in vitro, realizando a manipulação de óvulos, espermatozoides e pré-embriões.
Perícia criminal
Nesta área, o biomédico apoia a investigação de crimes, por meio da coleta e análise de evidências biológicas como sangue, DNA e fluidos corporais. Além disso, pode realizar exames que ajudem a solucionar os crimes, identificando a presença de drogas e outras substâncias tóxicas no organismo.
Como é o curso de Biomedicina?
Para atuar em qualquer uma das mais de 30 habilitações da Biomedicina, é essencial a graduação em uma instituição de ensino de qualidade. O curso inclui disciplinas como Saúde Coletiva e Epidemiologia, Biologia do Desenvolvimento, Biologia Molecular, Hematologia, Vacinologia, Fundamentos de Estética, Imunologia Clínica Laboratorial e Imagenologia.
Na PUCPR, o estudante conta com uma formação integral e multidisciplinar, alinhada às necessidades atuais do mercado. A universidade possui uma infraestrutura de ponta, com laboratórios das mais variadas áreas de conhecimento, professores com vasta experiência e possibilidades de atuar com pesquisa desde o início da graduação.
Que tal começar uma formação que te possibilita construir uma sociedade melhor por meio da atuação transformadora em saúde?