Com demanda crescente por profissionais, a área de Estética e Cosmética é uma das mais promissoras no mercado hoje. Prova disso é que o Brasil é o quarto país que mais consome produtos de beleza e cuidado pessoal no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).
Neste post, você vai entender quais são as possibilidades de atuação para um profissional de Estética e Cosmética, tendências atuais e do futuro e o que o estudante aprende no curso. Confira!
Onde o profissional pode atuar?
O mercado de trabalho nessa área traz diversas possibilidades, principalmente nos setores de beleza, saúde e bem-estar. O profissional pode trabalhar em clínicas e consultórios de estética, salões de beleza, spas, indústrias cosméticas e consultoria de imagem e beleza, por exemplo.
Alguns serviços que estão em alta são:
- ● procedimentos faciais como limpeza de pele e microagulhamento, além de maquiagem profissional e visagismo
- ● procedimentos estéticos corporais, como depilação a laser, tratamentos para estrias e celulites e criolipólise
- ● procedimentos com foco na promoção da saúde e bem-estar, como eletroterapia, massagens e drenagem linfática
- ● procedimentos capilares para tratamento de calvície, redução de caspa e oleosidade e saúde dos fios em geral.
O profissional de Estética e Cosmética também pode atuar com pesquisa e desenvolvimento de produtos e técnicas, docência, operação de equipamentos estéticos e gestão de empresas no mercado de beleza.
Quais as principais tendências de Estética e Cosmética?
Algumas práticas e comportamentos já se destacam no mercado e devem se tornar ainda mais fortes nos próximos anos. De acordo com um relatório da empresa Allergan Aesthetics, líder global em estética médica, pesquisas indicam com tendência a ampliação da estética masculina.
No Brasil, os homens já representam cerca de 30% dos pacientes de procedimentos não invasivos. Além disso, 72% da população masculina brasileira afirma cuidar da beleza, segundo uma pesquisa do grupo Croma. Entre os procedimentos mais buscados estão botox, transplante capilar, depilação a laser e tratamentos para emagrecimento.
Outra tendência importante é a “individualidade diversa”, ou seja, a busca por tratamentos estéticos que incluam e representem todas as etnias. Isso envolve, por exemplo, produtos para cabelos crespos, maquiagens para pessoas de diferentes tons de pele e representação de corpos diversos em propagandas e comunicações.
Além disso, a busca por procedimentos estéticos não invasivos tem crescido. São aqueles que não necessitam de cirurgia ou incisão e que normalmente envolvem pouca ou nenhuma dor. Trata-se de procedimentos com baixo risco de complicações, que fazem intervenções mínimas e demandam um tempo curto de recuperação. Sua ascensão está diretamente ligada à procura por resultados mais naturais e sutis.
Como é o curso de Estética e Cosmética?
O profissional formado na área é apto para atuar nas diversas esferas da beleza, bem-estar e saúde. Além de saber identificar e executar os procedimentos estéticos, é capaz de aplicar técnicas de visagismo e maquiagem, operar equipamentos e elaborar programas de avaliação para clientes submetidos a esses procedimentos.
Na PUCPR, o estudante conta com uma estrutura de ponta, como clínicas da saúde e laboratórios. A matriz curricular foca no conhecimento técnico, habilidades práticas e valores éticos, preparando o profissional para atuação no mercado de forma integral. Entre as disciplinas inclusas estão Cosmetologia, Tricologia, Eletroterapia Estética, Saúde e Bem-Estar e Técnicas de Massagens Terapêuticas.
“Em um cenário no qual a valorização da imagem pessoal se destaca, aumenta a demanda por profissionais qualificados a exercerem técnicas de embelezamento e intervenções faciais, corporais e capilares. O curso tem uma matriz com base em competências, com metodologias ativas de aprendizagem que envolvem resolução de problemas. Elas formam um profissional preocupado com expectativas e bem-estar do cliente, mas também alinhado com inovações e tendências do mercado”, ressalta a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da PUCPR, Rafaela Franco Claudino.
Agora que você já sabe como é o mercado de trabalho e a importância de se qualificar na área, que tal fazer o curso tecnólogo da PUCPR?