Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Escola de Medicina e Ciências da Vida

Uso Correto de Antibióticos: Escola de Medicina e Ciências da Vida lança campanha de conscientização

Na volta às aulas, durante o mês de agosto, a Escola de Medicina e Ciências da Vida realizará uma campanha de conscientização dos seus estudantes quanto ao uso correto de antibióticos. Ela visa aumentar os conhecimentos e indicar comportamentos adequados para prescrição e uso dessas drogas importantíssimas para saúde pública.

Trata-se de parte de um projeto de pesquisa que no primeiro semestre envolveu um questionário online, respondido pelos estudantes da Escola, relativo ao uso de antibióticos na saúde humana, animal e ambiental. Esta abordagem é a que se chama de Saúde Única, uma vez que bactérias estão constantemente circulando entre os diferentes ambientes.  Após a campanha, o mesmo questionário será respondido pelos estudantes para que possa ser medida a eficácia da campanha de conscientização.

O aumento da resistência das bactérias aos antibióticos tornou-se um problema mundial e, se medidas efetivas não forem tomadas, até 2050 a resistência aos antibióticos será a principal causa de mortes no mundo, com mais de 50 milhões de mortes anuais, superando o câncer e as doenças cardiovasculares. As chamadas “superbactérias”, ou mais corretamente, bactérias multirresistentes, têm-se tornado mais letais pela diminuição das opções de tratamento com antibióticos. O engajamento de todos os segmentos da população nessa luta contra a resistência se tornou de grande importância.

Na Escola de Medicina e Ciências da Vida, os estudantes serão futuros prescritores (médicos, dentistas e médicos veterinários) e dispensadores (farmacêuticos) de antibióticos, além de educadores e usuários, ressaltando a importância de obterem uma formação técnica sólida e cidadã para impactar positivamente a sociedade em tema tão relevante.

Para saber mais e participar da pesquisa, acesse: