Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Comunidade

Ciência por trás dos alimentos: cursos da EMCV realizam oficinas para comunidade

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR recebeu no último dia 28 de janeiro o Verão RPC, no Câmpus Curitiba. O evento contou com diversas atrações para crianças, shows musicais, ambientes instagramáveis e oficinas para a comunidade.

Entre as oficinas, os cursos de Biotecnologia, Nutrição e Gastronomia apresentaram informações e realizaram atividades práticas sobre os benefícios dos probióticos à saúde, cultivo e identificação de microrganismos probióticos, uso dos probióticos na confeitaria, desenvolvimento de produtos e produção caseira de kefir.

Como preparar o kefir

O kefir é um alimento produzido a partir do leite fermentado por uma vasta comunidade de microrganismos que formam grãos (fração sólida do kefir) constituídos principalmente de polissacarídeos, proteínas, bactérias e leveduras.

preparo do kefir

O preparo da bebida é simples: após a fermentação, que dura em média 24h, deve-se peneirar a bebida, separando os grãos. Estes devem ser introduzidos em um novo volume de leite para nova produção, e a parte líquida do filtrado fermentado pode ser consumido de diferentes formas, como batido com frutas, adoçado, como componente de diferentes receitas, ou mesmo puro.

O professor Humberto Madeira, do curso de Biotecnologia, acompanhou os estudantes de seu grupo de estudos denominado DNAtion, na demonstração dos microrganismos associados ao kefir cultivados em placa de petri e ensinou sobre o cultivo e o preparo do kefir em casa.

Os participantes da oficina puderam ainda realizar um aprofundamento prático em biotecnologia de alimentos, realizando uma extração de DNA de frutas e isolando microrganismos do kefir em meios de cultura, atividades que aconteceram em um dos laboratórios didáticos da Escola de Medicina e Ciências da Vida.

A professora Flávia Auler, coordenadora do curso de Nutrição, apresentou os benefícios da utilização de probióticos na saúde humana. Ela explicou como esse tipo de alimentos pode preparar e proteger o sistema gástrico contra gastroenterites, bastante frequentes no verão.

A professora Eloize Cruz, coordenadora do curso de Gastronomia, exemplificando o uso dos probióticos na confeitaria, utilizou o iogurte infinito Caspian para preparar um verrine com crumbs e geléia de morango que foi degustado pelos participantes.

O Caspian é também um probiótico, sendo cultivado colocando-se uma colher de sopa do fermentado por 100 mL de leite fresco (diferentemente do kefir, o caspian não forma grãos). Essa diferença na aparência é consequência da especificidade das comunidades microbianas presentes em cada um desses probióticos.

Hora da receita!

Verrine de Iogurte Caspian – rende 35 porções

Crumble

100g de manteiga gelada em cubinhos pequenos

100g de farinha de trigo

100g de açúcar refinado

Modo de preparo:

1. Corte a manteiga em cubos e reserve no congelador por uns minutos para ficar bem firme. Deixe o açúcar e a farinha de trigo também na geladeira.

2. Junte todos os ingredientes em um bowl e, com as pontas dos dedos, esmigalhe os cubinhos de manteiga com o açúcar e o trigo, fazendo uma farofa. Não é preciso ficar totalmente homogêneo.

3.A massa pronta tem aparência de farofa mesmo, com alguns flocos residuais de manteiga ou bolinhas de massa com tamanhos irregulares.

4.Forre uma forma com papel manteiga, distribua o Crumble e leve para assar em forno pré-aquecido até ficar dourado.

5.Deixe esfriar e reserve em pote fechado.

Receita do verrine de iogurte Caspian

Iogurte Caspian

2 litros de iogurte Caspian previamente fermentado

0,300g de açúcar refinado

1 envelope de de gelatina sem sabor em pó

5 colheres de sopa de água fria

Modo de preparo:

1. Coloque a gelatina em um pote pequeno.

2. Aos poucos verta a água sobre a gelatina com cuidado.

3. Deixe a gelatina descansar por pelo menos 15 minutos até virar uma massa.

4. Leve ao microondas por 15 segundos até a gelatina derreter, não pode ferver.

5. Misture a gelatina com o iogurte adoçado. Reserve.

Geleia de morango

1 caixinha de morangos

1/2 xícara de chá de açúcar

1/2 limão

modo de preparo:

1. Higienize os morangos, retire o cabo e corte em pedaços menores.

2. Em uma panela e adicione o açúcar e o suco de limão.

3. Leve para cozinhar em fogo baixo e mexa de vez em quando.

4. Verifique o ponto, deve estar mais espesso.

5. Desligue e de imediato retire da panela.

6. Deixe esfriar antes de aplicar.