Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Karatê: conexão corpo e mente

Prática de karatê pode auxiliar na diminuição do estresse e na melhora da qualidade de vida

O estresse não é apenas uma condição psicológica, limitado à mente; mas uma resposta fisiológica complexa do organismo que pode levar a tensão muscular. Hoje, é reconhecida a relação do músculo com as emoções

No nível do cérebro, a amígdala e o hipocampo, duas estruturas que fazem parte do sistema límbico, são responsáveis ​​por armazenar e gerenciar emoções. Experiências corporais envolvendo emoções são instantâneas. Por isso, em situações de emoções negativas,  como o estresse, automaticamente contraímos os músculos da mandíbula e músculos ao redor dos olhos e da boca, bem como os músculos do pescoço e das costas. Esses músculos ficam tensos ao mesmo tempo para preparar o corpo para reagir e depois relaxar quando a situação estressante desaparece. Mas nem sempre o organismo consegue relaxar sozinho!

Práticas corporais para diminuir o estresse

Diversas práticas corporais podem auxiliar neste processo de conexão entre corpo e mente. Um deles é a prática de kata. Kata significa “forma” em japonês, e é uma palavra usada em diferentes contextos. Mais conhecida no âmbito das artes marciais, designa uma sequência de movimentos conscientes.

Ao realizar o kata com movimentos conscientes, ou seja, colocando toda atenção nos movimentos do corpo e na respiração durante a execução, é possível (re)conectar o corpo, experimentando a sua tridimensionalidade, acordando a pele, vibrando os ossos, ativando os músculos e toda a relação através do movimento consciente, aquele que convoca a atenção para dentro de si!

Trabalhando com o movimento correto junto com a respiração, aumentamos a disposição e isso nos traz mais energia, diminuindo o estresse e aumentando a qualidade de vida diária.

Curso de extensão de Karatê

Gostaria de aprender como diminuir o estresse e melhorar sua qualidade de vida? Participe do curso “Karatê: conexão corpo e mente”. O curso será ofertado pelo Sensei Helio Arakaki, um dos maiores nomes do karatê nacional. Os participantes serão capazes de elevar o nível de atenção do corpo como um todo, integrando a faculdade de sentir, pensar e agir, equivalente à uma prática de meditação a partir da imobilidade através dos movimentos de kata.

Quando? Sábado, 11/02, das 9h as 18h.

Onde? Ginásio de Esportes da PUCPR.

Investimento: R$100,00.