Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Vida Universitária

Saúde centrada no paciente é tema da 7ª edição do hiPUC

Nos dias 04, 05 e 06 de novembro ocorreu a 7ª edição do hiPUC, evento de Hackthon realizado na HOTMILK que teve como objetivo transformar ideias inovadoras em soluções empreendedoras para a área da saúde.

Como funciona a competição

O tema deste ano foi sobre “Saúde centrada no paciente” e contou com a participação de 7 equipes que desenvolveram soluções diferentes para os desafios relacionados as verticais do evento.

Cada equipe teve que apresentar sua Ideia na forma de Pitch e responder as perguntas da banca, formada por:

• Poliane Brito: Coordenadora de Projetos de Inovação Aberta da HOTMILK;
  • Prof. Fernando Bittencourt Luciano: Diretor da HOTMILK;
  • Dr. José Knopfholz:  decano da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR;
  • Dra. Lidia Zytynski Moura: Cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat e diretora do eixo da saúde da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR;
  • Dr. Jarbas da Silva Motta Junior: Gerente Médico do Hospital Marcelino Champagnat.

Conheça os ganhadores da 7ª edição do hiPUC

1º Lugar – Ideia: Five Health – protótipo de software para auxiliar a tomada de decisão médica.
“O programa pretende reduzir a quantidade de exames excessivos que são solicitados em queixas inespecíficas”, explica Augusto Luzzi, membro da equipe vencedora, que garantiu uma vaga no Programa Evolution da Hotmilk, em 2023 e uma viagem para São Paulo para conhecer os principais hubs de inovação da cidade.

2º lugar – Ideia: ROBOTEM – aplicativo de leitura de objetos e produtos através de inteligência artificial.
Mário David Soares de Oliveira Santos, membro da equipe que garantiu o segundo lugar no programa, explica o projeto: “visto que essas pessoas deficientes visuais tem a dificuldade de encontrar os determinados lugares, salas de consultório ou até mesmo produtos, a ideia é fazer com que elas tenham novamente a sua autonomia e independência”.
A equipe ganhou uma vaga no Programa Evolution da Hotmilk, em 2023.

É importante ressaltar que o programa deste ano contou com equipes qualificadas, engajadas e com senso de colaboração evidente entre elas, e isso fez com que esta edição se tornasse ainda mais marcante e especial!

Deixamos aqui o nosso agradecimento aos organizadores do Evento da Escola de Medicina e Ciência da Vida PUCPR, os professores Maíra Loesch, Karen Kubo e Victor Gadelha e ao time da HOTMILK, além do facilitador Rodrigo de Barros!

Agradecemos ao apoiadores do evento e todos os participantes do hiPUC 2022!

Apoiadores: HOTMILK, Hospital Universitário Cajuru e Hospital Marcelino Champagnat