Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Insegurança alimentar é tema no TEDxPUCPR

Professora da Escola de Medicina e Ciências da Vida cita pesquisas sobre Insegurança Alimentar no Brasil para tratar da fome e como o ensino da Nutrição deve olhar para esse tema.

Você já teve a preocupação de que os alimentos acabassem antes de poder comprar comida? É com essa pergunta que Flávia Auler, coordenadora no curso de Nutrição, inicia sua fala no TEDx Talks. Essa também é a primeira questão da pesquisa sobre Insegurança Alimentar e Covid-19 no Brasil, realizada pela Rede Penssam.

Intitulada “Arroz & Feijão – Educação & Nutrição”, a sua apresentação trouxe dados, questionamentos, reflexões e relatos pessoais sobre a fome e como esse tema mudou a sua carreira, mesmo que na época ainda fosse uma estudante cumprindo o seu estágio.

“Quando eu entrei na Nutrição, eu entrei com foco na obesidade. Eu queria encontrar a cura da obesidade. Fui uma criança gorda. Lutei a adolescência inteira contra o peso. Fiz todas as dietas de revista. Maltratei meu corpo, afinal, eu não podia ser uma nutricionista gorda. E foi nesse momento a virada de chave na minha carreira: como que eu podia seguir em frente sendo emagrecionista sendo que havia toda uma população passando fome?”, relata Auler.

A professora ainda questiona o ensino da Nutrição, usando o exemplo de Josué de Castro, médico responsável pela regulamentação da profissão do nutricionista no Brasil. Além de ressaltar a importância do caráter interprofissional por parte dos agentes de saúde no combate da fome. É por isso também que, sendo nutricionista ou não, vale a pena conferir: