Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Guia de Profissões

Como (re)escolher a profissão?

Escolher ou até mesmo mudar de profissão nem sempre é uma decisão fácil. Pensando nisso, pedimos ajuda para a psicóloga Rafaela de Faria, que é PhD em Educação de Carreira e professora na Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR, para nos ajudar nesta missão.

Essa pergunta frequentemente permeia a vida dos indivíduos em diferentes fases do desenvolvimento humano. Frente à imensidão de possibilidades profissionais e cursos ofertados, torna-se cada vez mais difícil escolher qual caminho a seguir. Para facilitar o momento de (re) escolha da profissão, o processo de Orientação Profissional (OP) surge como uma estratégia complementar para pessoas que ainda estão inseguras e indecisas sobre a escolha profissional.

O que é Orientação Profissional (OP)?

A OP geralmente é conhecida como “teste vocacional” ou “orientação vocacional”, contudo, o trabalho desenvolvido não é somente aplicação de um ou mais testes psicológicos. A OP propicia um espaço de reflexão e amadurecimento em relação à (re) escolha da profissão e, para isso, são desenvolvidas atividades que incentivam o autoconhecimento, e conhecimentos sobre os cursos, profissões e mercado de trabalho, além da aplicação de testes psicológicos na tomada de decisão.

Quem pode procurar a Orientação Profissional?

Estudantes do ensino fundamental e médio, vestibulandos, graduandos, recém formados, profissionais, aposentados, ou seja, qualquer pessoa que esteja com dúvidas referentes à vida profissional.

Como a Orientação Profissional pode me ajudar?

Propiciando atividades que potencializam sua segurança em relação à (re) escolha profissional, facilitando a tomada de decisão, estimulando o autoconhecimento, informando sobre o mercado de trabalho e alinhando planejamento de carreira com o projeto de vida.

A escolha profissional pode mudar ao longo da vida?

Sim! É esperado que a mudança ocorra, afinal amadurecemos ao longo da vida, mudamos nossa compreensão sobre a relação com o trabalho, assim como revisamos nossas necessidades e as oportunidades em cada etapa da vida.

Sobre o que refletir para escolher o curso de graduação e a profissão?

“Quem é você?”, “O que você gostaria de aprender?”, “Onde você almeja chegar?”, “Quem exerce influência em suas escolhas?”, “Quem você admira?”, “Quais ambientes de trabalho te atraem?”, “O que você gosta para seguir como carreira e o que seria para lazer?”, “Quais as opções de áreas, profissões e cursos me atraem?” e “Como será o mercado de trabalho daqui 05 anos?”.

Como tomar uma decisão?

O mapa da decisão pode te ajudar nisso, siga os cinco passos:

1. Definir o problema
  2. Estabelecer um plano de ação – o que pode ser baseado em modelos de sucesso ou em profissionais que você admira
  3. Clarear valores e reconhecer necessidades
  4. Identificar as alternativas
  5. Descobrir resultados e tentar antecipar as consequências de cada opção
  6. Eliminar as opções e agir

Ainda com dúvidas? O Núcleo de Prática em Psicologia da PUCPR oferece o serviço de orientação vocacional e profissional. Saiba mais sobre esse e outros serviços: