Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Vida Universitária

Alunos de Medicina da PUCPR fazem Teste de Progresso

No dia 05/10, cerca de 700 alunos do curso de Medicina da PUCPR, realizaram o Teste de Progresso da ABEM – Associação Brasileira de Educação Médica

O Teste de Progresso situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos órgãos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. Além disso, auxilia no desenvolvimento docente na aplicação de provas e avaliação de resultados.

Acesse o Edital Teste de Progresso ABEM de 2022

Entenda como funciona o Teste de Progresso

O Teste de Progresso se constitui por avaliação cognitiva que verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo. Também avalia como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.

Esse exame foi introduzido nos cursos de Medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa.

Nesta edição de 2022, a prova foi aplicada em algumas instituições dos Estados do Paraná e Santa Catarina, possibilitando que a coordenação do curso possa analisar os resultados e procurar desenvolver ainda mais o ensino na Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.

Saiba mais sobre o curso de Medicina da PUCPR: