Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Vida Universitária

Saúde sem Limites: conheça projeto interprofissional no Hospital Cajuru

Projeto trabalha a interdisciplinaridade com estudantes de vários cursos da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR

Com o objetivo de oferecer uma formação interprofissional, estudantes de diferentes cursos da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR participam de projeto no Hospital Cajuru. Neste programa, após realizarem uma visita prévia ao paciente juntamente com professores de cada graduação, eles se reúnem para discutir o quadro clínico com outras áreas.

Para essas discussões, formam-se grupos com estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia. Após chegarem a um consenso, cada equipe com seu representante apresenta suas conclusões sobre próximos passos, prioridades e sobre o futuro da saúde do paciente.

“Neste momento foi possível ter a visão de outros grupos também, e de como construíram sua atuação diante das especialidades presentes em um hospital. De maneira geral, acredito que isso tenha agregado muito na vida de todos que participaram, não só por ser uma experiência única, como também por vermos que a atuação de um profissional está completamente ligada com a de outro que possui uma especialidade diferente”, conta Jessica Taborda Carpen, do curso de Fisioterapia, 8º período.

Importância de projetos interprofissionais na educação em saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que um profissional preparado para a prática é aquele que aprendeu como trabalhar em uma equipe interprofissional e tem competência para esse fim.

Por isso, segundo a professora Ivone Morimoto, a Universidade valoriza o aprendizado de forma interativa sobre papéis, conhecimentos e competências dos demais profissionais.

projeto interprofissional
Alunos de diferentes cursos da Escola de Medicina e Ciências da Vida se reúnem em projeto interprofissional.

A Educação Interprofissional se compromete com o desenvolvimento, o respeito as especificidades de cada profissão, o planejamento participativo, o exercício da tolerância e a negociação, em um movimento de redes colaborativas”, diz.

A estudante do oitavo período do curso de Nutrição, Gabriela Golfetto conta como a participação no programa enriqueceu sua visão e prática do atendimento.

“Participar do Saúde sem Limites foi uma das melhores experiências dentro do estágio. Conseguimos avaliar um paciente como deveria ser feito com todos: em uma equipe multidisciplinar. Foi enriquecedor quando reunimos vários profissionais de diversas áreas, destacando a importância de cada um dentro do Hospital Universitário. Além de aprimorar ainda mais a área que estudamos e já conhecíamos. Juntos, tivemos visões diferentes do que estávamos acostumados, algo que agrega muito na carreira profissional e muda o conceito do ver, examinar, do aprender e até mesmo de fechar um diagnóstico”, explica.
programa saude sem limites
Após analises, os alunos apresentam as conclusões e próximos passos para o tratamento do paciente.

O próximo encontro do projeto interprofissional, Saúde sem Limite acontecerá no dia 27 de outubro. Outras edições ocorreram antes da pandemia do novo Coronavírus, agora, com a possibilidade de retorno de atividades em grupos, o projeto foi reativado.