Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Guia de Profissões

Já pensou em ser um perito criminal? Saiba mais sobre a profissão

Ciências Forenses: veja como o curso de Farmácia da PUCPR te prepara para ser esse profissional famoso em filmes e séries

Se você ama maratonar séries de investigação criminal como Criminal Minds, Law & Order, Mind Hunter, entre outras, já deve ter visto um perito criminal em ação e como as habilidades desse profissional são necessárias para desvendar um crime.

Mas, além de ser formado em séries, já pensou em seguir a carreira de perito criminal? O profissional que atua em uma das áreas periciais com maior demanda no mercado é o perito criminal farmacêutico. Que tal conhecer um pouco mais sobre como se tornar um?

oficina de perito criminal para estudantes
Oficina de Perícia Criminal Farmacêutica com alunos do Ensino Médio, no Planeta PUC.

Devido a multifuncionalidade que a área de Farmácia abrange, o farmacêutico é capaz de realizar as perícias laboratoriais demandadas para elucidação dos crimes. Desse modo, a perícia laboratorial é um exame complementar que contribui tecnicamente para o inquérito policial ou processo penal. Estes exames envolvem as grandes áreas da Ciência como a Química e Biologia.

“O perito criminal irá trabalhar dentro das várias áreas da Farmácia, como por exemplo genética, química, bioquímica, hematologia e toxicologia. Dentro das Ciências Forenses você tem estas mesmas áreas, só que com o objetivo de esclarecimento de um crime ou de uma lesão, por exemplo. Ou em um ambiente que você possa detectar material biológico”, explica o professor Sergio Fontoura, professor de Ciências Forenses da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUCPR.

Como é uma aula de Ciências Forenses?

Em suas aulas, além de apresentar casos reais em que é preciso chegar a uma conclusão que elucide um crime por meio de testes, o professor Fontoura realiza algumas práticas com os estudantes, como a identificação de sangue.

Já ouviu falar do Luminol? É claro! Todo especialista em CSI sabe a função desse famoso reagente utilizado para identificar a presença de sangue em locais ou em roupas, mesmo após terem sido lavadas.

professora com teste com luminol em oficina de perito criminal

Além de identificarem a presença de sangue em um ambiente fictício no local, os estudantes levam as amostras para identificarem em laboratório se, em primeiro lugar, é sangue humano, e comparar com o sangue da vítima e suspeito, ou ainda identificar que se trata de uma terceira pessoa.

“Em uma das práticas nós colocamos sangue humano, de animal e outro líquido vermelho em roupas para que os estudantes possam fazer os testes e aprender na prática como é a rotina de um perito criminal”, explica o professor.

Quais as áreas o perito criminal farmacêutico pode atuar?

De acordo com Fontoura, não é à toa que Ciências Forenses é assim, no plural. Ele esclarece que essa é uma grande área e no mercado existem diferentes atuações. Conheça cada uma delas:

Hematologia Forense

Identifica sangue “in natura”, se é humano ou não, tipagem sanguínea, etc.

Toxicologia Forense

Analisa agentes tóxicos em matrizes biológicas, substâncias lícitas ou ilícitas, drogas de abuso e dosagem alcoólica.

Química Forense

Analisa combustíveis e bebidas adulteradas, além de resíduos de disparo de arma de fogo, acelerantes e resíduos de incêndio, explosivos, combustíveis, tintas e fibras etc.

Genética/DNA Forense

Utiliza o conhecimento e das técnicas de genética e de biologia molecular para aplicação em testes de paternidade, identificação ou individualização de animais, plantas e microrganismos presentes em resíduos, provas ou até mesmo num cadáver.

Bromatologia Forense

Identifica falsificações, adulterações, ou qualquer alteração em alimentos e bebidas, inclusive a presença de venenos. Esse perito auxilia na defesa do consumidor e em casos de tentativa ou consumação de homicídio por veneno em alimentos ou bebidas, ou ainda no crime de falsificação de produto.

E aí, você já sabia que o curso de Farmácia da PUCPR prepara o estudante para atuar nesse mercado também?