Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 24º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “O uso de histórias por Israel Kirzner para a criação de um diálogo econômico”, do prof. Lucas Casonato, foi aprovado para ser apresentado na 24ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá de forma remota entre os dias 04/11/2021 e 05/11/2021. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR


Resumo: Este artigo investiga como Kirzner, um economista associado à Escola Austríaca, chamou a atenção do mainstream da economia para o tema da atividade empresarial. Este trabalho analisa o papel dos elementos narrativos na teoria de Kirzner, como ele usou histórias para ilustrar ideias acerca da ação empresarial, teoria da firma e o problema do conhecimento. Essa iniciativa tornou a teoria de Kirzner mais aberta ao diálogo, além de permitir caracterizar o autor como um “contador de histórias”. Os elementos narrativos identificados na obra de Kirzner foram: (i) ilustração por casos fictícios, mas plausíveis; (ii) possibilidade de análise exploratória; (iii) ênfase na ordenação lógica; (iv) adoção de mecanismos causais; e (v) espaço para generalização, mas sem previsões pontuais. O trabalho conclui que esses aspectos narrativos estabeleceram um canal de diálogo para a economia de Kirzner, superando barreiras de comunicação decorrentes dos critérios de demarcação científica.

Palavras chave: Israel Kirzner. Narrativas. Atividade empresarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *