Economia PUCPR tem artigo publicado sobre Economia Comportamental, investimento e construção das ideias econômicas

O artigo “Relações teóricas entre a escolha na Economia Comportamental e a decisão de investimento em Keynes“, que tem o prof. Lucas Casonato como primeiro autor, foi publicado pelo importante periódico “Brazilian Keynesian Review (BKR)“. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: O artigo explora a relação entre a decisão de investimento em Keynes e a pesquisa em Economia Comportamental. Para a identificação de elementos teóricos comuns entre essas duas abordagens, suas contribuições são brevemente recuperadas na história do pensamento econômico. A discussão desenvolvida contrasta elementos que sustentam as duas correntes, promovendo uma leitura de seus aspectos teóricos complementares: (i) racionalidade e incerteza; (ii) heurísticas e convenções; (iii) decisão individual e decisão de investimento. Isso permite uma compreensão mais profunda dessas propostas, e um entendimento melhor acerca: (1) do papel da subjetividade na Economia Comportamental a partir da utilização do conceito de heurísticas na análise da decisão de investimento em Keynes; e (2) dos aspectos psicológicos apontados por Keynes que explicam como elementos que influenciam a decisão de investimento (taxa de juros, por exemplo), não são determinantes nas escolhas. O trabalho sustenta uma complementariedade da Teoria dos Prospectos e a Contabilidade Mental com a análise psicológica de fatores apontados por Keynes como fundamentais na decisão de investimento: animal spirit, expectativa de retorno e taxa de juros, incerteza fundamental e a relação entre eficiência marginal do capital e taxa de juros..

Palavras-chave: Economia Comportamental, Keynes, Tomada de decisão.