Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 23º Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC-Sul

O artigo “A ARGUMENTAÇÃO DE KIRZNER SOBRE PUBLICIDADE DIANTE DE DOIS AUDITÓRIOS: ESCOLA NEOCLÁSSICA E SUBJETIVISMO RADICAL ”, que tem o prof. Lucas Casonato como primeiro autor, foi aprovado para ser apresentado na 23ª edição do Encontro de Economia da Região Sul da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante na região Sul do país.

O evento ocorrerá de forma remota entre os dias 29/10/2020 e 30/10/2020. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: Este artigo discute como Kirzner moldou sua argumentação acerca da publicidade na teoria econômica em diferentes momentos da carreira, embora suas ideias sobre o tema tenham permanecido as mesmas. Explica-se que esta diferenciação retórica resultou diretamente da existência de dois públicos consecutivos a que Kirzner se dirigiu, a Escola Neoclássica e o Subjetivismo Radical. A existência desses dois grupos fez com que o autor alterasse sua defesa da teoria misesiana para a compreensão da propaganda enquanto ferramenta de concorrência empresarial no processo de mercado. Conclui-se que Kirzner se direciona retoricamente a suas audiências na tentativa de influenciá-las, mas sem querer incluir-se entre tais grupos, pelo uso dos termos comuns a esses auditórios como forma de demarcar sua posição diferenciada com relação e eles.

Palavras chave: Israel Kirzner; Escola Austríaca; Retórica; Publicidade.