Economia PUCPR tem artigo publicado sobre a participação do agronegócio na estrutura econômica

O artigo “Agribusiness participation in the economic structure of a Brazilian region: analysis of GDP and indirect taxes”, que tem o prof. Ricardo Kureski como primeiro autor, foi publicado pela Revista de Economia e Sociologia Rural, um dos periódicos mais importantes da área no país. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: O agronegócio, incluindo todas as suas dimensões, é o maior setor econômico do Brasil e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da economia do país. Neste contexto, um quarto do produto interno bruto (PIB) brasileiro é composto do agronegócio. O objetivo deste artigo é avaliar a participação do agronegócio na economia de uma importante região do Brasil de 2010 a 2015. A avaliação foi realizada por meio da decomposição do PIB, com uma análise de insumos agregados, produtos agropecuários, industrialização e serviços. Este artigo apresenta três principais contribuições para o entendimento e a composição do PIB do agronegócio. A novidade deste artigo reside no fato de ser o primeiro trabalho da literatura a apresentar as etapas da metodologia de cálculo do PIB em uma região representativa do agronegócio brasileiro, considerando seus agregados e relacionando a geração de impostos e outros fatores. Além das contribuições empíricas e metodológicas, este artigo destaca a relevância do agronegócio para a economia brasileira, que, por sua vez, tem relevância para o agronegócio global.

Palavras-chave:  economia do agronegócio; economia brasileira; produto interno bruto; avaliação econômica; economia agropecuária.