Economia PUCPR entre os trabalhos aprovados no 48º Encontro Nacional de Economia da ANPEC

O artigo “A REAÇÃO AUSTRÍACA À TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO DE LUCAS A HAYEK”, em que o prof. Lucas Casonato é um dos autores, foi aprovado para ser apresentado na 48ª edição do Encontro Nacional de Economia da ANPEC (Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia), o congresso acadêmico de economia mais importante no país.

O evento ocorrerá de forma remota entre os dias 07/12/2020 e 11/12/2020. Você pode ler o trabalho do professor clicando aqui e obter maiores informações sobre o evento clicando aqui. Ao final desta postagem seguem o resumo e as palavras-chave do trabalho.

Economia PUCPR

Resumo: No final da década de 1970, Robert Lucas sugeriu que sua contribuição para a macroeconomia deveria ser vista como um desenvolvimento da contribuição de Hayek – a “tese da similitude”. Ainda na década de 70 e especialmente na de 80, os seguidores da tradição Austríaca argumentaram que a recuperação de Hayek feita por Lucas era equivocada. Por fim, o próprio Lucas acabou concordando que sua contribuição não era uma retomada das ideias hayekianas, e teses recentes discutem que nunca houve um real reposicionamento do autor, porque sua tentativa de aproximação inicial teria sido uma apenas manobra retórica. O presente artigo descreve a história desse debate na perspectiva da Escola Austríaca, e busca contribuir com a sistematização e explicação da defesa Austríaca de suas particularidades enquanto escola de pensamento. Propõe-se que a rejeição da manobra retórica de Lucas, um dos protagonistas do mainstream, pelos Austríacos possa ser mais bem entendida se considerada parte do movimento de seu ressurgimento e consolidação como escola de pensamento. O presente artigo, assim, ilustra um capítulo importante da história da Escola Austríaca moderna.

Palavras-chave: Escola Austríaca; F. A. Hayek; Robert Lucas.