Criando o Futuro - PUCPR

PUCPR Acolhe

Inclusão na Universidade: como tornar o cenário acadêmico mais acolhedor

Saiba mais sobre o papel da Universidade na promoção da inclusão e razões que tornam essa temática tão relevante

Universidades desempenham um papel muito importante na formação de cidadãos. Por isso, promover um espaço acolhedor para todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nas próximas linhas, você lerá sobre a importância da inclusão nas instituições de ensino superior e como isso contribui para um ambiente de aprendizado mais rico e diversificado. Verá também alguns exemplos de boas práticas nesse sentido.

Por que a inclusão é essencial na Universidade?

1. Valorização da diversidade

A inclusão de estudantes com diferentes perfis — como pessoas com deficiência, neurodivergentes, de diversas classes sociais e origens culturais — enriquece o ambiente acadêmico. Isso porque cada estudante traz uma bagagem única, que pode ampliar as discussões em sala de aula e proporcionar novas perspectivas sobre temas variados.

Essa diversidade de experiências enriquece o aprendizado, a partir da pluralidade de pontos de vista. Também prepara os indivíduos para atuar em um mundo multifacetado.

2. Aprendizados coletivos

A convivência respeitosa entre pessoas com diferentes realidades sociais e culturais promove um aprendizado coletivo. Estudantes que interagem com colegas de diferentes origens podem desenvolver habilidades como empatia, respeito e colaboração.

Essas competências são essenciais para a formação de profissionais capazes de lidar com a complexidade do mundo atual. Além disso, essa convivência prepara os estudantes para atuarem em equipes diversificadas, uma habilidade altamente valorizada no mercado de trabalho.

3. Transformação social

Ao promover a inclusão, as universidades não apenas transformam a vida dos estudantes, mas também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa. Estudantes que se sentem parte de uma comunidade acolhedora estão mais propensos a se envolver em ações sociais e cívicas, contribuindo para mudanças significativas em suas comunidades.

Dessa forma, ao se tornarem agentes de mudança, esses indivíduos podem inspirar outras instituições e organizações a seguir o mesmo caminho.

Criação de um ambiente acadêmico acolhedor e com inclusão

Um dos principais objetivos das instituições de ensino superior deve ser criar um ambiente acolhedor em que todos os estudantes se sintam seguros e valorizados. Para isso, as universidades precisam implementar políticas de inclusão. Esses esforços ajudam a garantir que todos os estudantes possam participar ativamente de suas experiências acadêmicas.

Isso pode começar, por exemplo, pela acessibilidade, com adaptações nas estruturas físicas. Outro aspecto impulsionador da diversidade, sobretudo nas Universidades particulares, é a existência de bolsas de estudos ou programas de incentivo para que a questão financeira não seja uma barreira de exclusão.

Serviços de apoio psicológico e acadêmico também são importantes, bem como ações de sensibilização para a comunidade acadêmica.

Sala de Acolhimento Sensorial: boa prática para se inspirar

Alinhada à missão e aos valores do Grupo Marista, a PUCPR leva em consideração todas essas questões de inclusão na Universidade. E sempre está em busca de iniciativas inovadoras para fortalecer seu compromisso.

Uma dessas iniciativas é a Sala de Acolhimento Sensorial, localizada no Câmpus Curitiba, no segundo andar da Biblioteca Central. Em suma, um espaço seguro, com luz controlada e barulho reduzido, no qual os estudantes podem se autorregular.

A sala foi projetada para acolher os estudantes com neurodivergências que enfrentam o desafio de conviver com a sensibilidade ao excesso de estímulos. Assim, proporciona momentos de tranquilidade por ser um espaço aconchegante e seguro, permitindo que o estudante se sinta mais confortável e com autonomia em um local adequado.

O estudante que tiver interesse em utilizar a sala precisa se identificar na secretaria do PUC Acolhe e solicitar a chave, de segunda à sexta-feira das 8h às 21h.

Atuação do PUCPR Acolhe

Você sabia que a PUCPR tem um setor de apoio estudantil? Uma equipe que oferece atendimento individual, oficinas, rodas de conversa, entre outras atividades focadas no bem-estar da comunidade acadêmica (como por exemplo a Sala de Acolhimento Sensorial).

O PUC Acolhe atua principalmente em quatro eixos. São eles: saúde integral; aprendizagem e desenvolvimento; garantia de direitos e inclusão social; inclusão e diversidade. Siga o perfil @pucpracolhe para saber mais.