Criando o Futuro - PUCPR

Missão PUCPR

Benção dos Animais: tradição inspirada em São Francisco de Assis

Saiba mais sobre a Benção dos Animais promovida pela PUCPR e o que essa iniciativa representa em termos de respeito a todas as criaturas

A Benção dos Animais é uma tradição que acontece anualmente na PUCPR, atraindo não apenas os alunos e colaboradores, mas também a comunidade local. Essa iniciativa tem suas raízes na vida de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e do meio ambiente, cuja festa é celebrada no dia 4 de outubro.
São Francisco nasceu em 1181, na Itália, e é conhecido por sua profunda conexão com a natureza e os animais. Ele renunciou a uma vida de riqueza para viver em pobreza e simplicidade, dedicando-se ao serviço dos mais necessitados, bem como à preservação da criação divina.

Assim, São Francisco ensinava a ver todos os seres vivos como irmãos e irmãs, promovendo uma mensagem de amor e respeito por toda a criação.

Por que São Francisco é o Padroeiro dos Animais?

A devoção a São Francisco como o padroeiro dos animais se baseia em sua vida e ensinamentos. Isso porque ele acreditava que todos os seres, incluindo os animais, são criações de Deus e merecem cuidado e respeito.

Em uma das passagens mais emblemáticas da vida de São Francisco de Assis, o santo é conhecido por ter pregado para os pássaros. Essa cena não apenas revela a profunda conexão de Francisco com a natureza, mas também destaca sua mensagem central sobre a compaixão.

Ao se dirigir aos pássaros, ele nos ensina que todos os seres vivos têm um valor intrínseco e merecem consideração. Por meio de suas palavras, somos lembrados da importância de tratar os animais com gentileza e amor, reconhecendo que, assim como nós, eles também fazem parte da criação divina.

Essa postura de empatia e cuidado é um convite para refletirmos sobre nosso papel na preservação do mundo natural. E na promoção do bem-estar de todas as criaturas. Assim, no dia de sua festa, a Benção dos Animais se torna uma oportunidade de celebrar essa relação especial entre humanos, animais e a natureza em geral.

A Bênção dos Animais na PUCPR

A PUCPR organiza a Benção dos Animais para lembrar a importância desse cuidado. A saber, em 2024, a iniciativa chega a sua décima edição no Câmpus Curitiba.

O evento é promovido pela Escola de Medicina e Ciências da Vida e aberto a toda a comunidade. Além de levar os pets para receber a benção, os visitantes podem receber orientações sobre saúde e bem-estar animal, com professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária.

>>> Saiba mais sobre a Clínica Veterinária Escola.

Como participar da Bênção dos Animais?

Com início às 10h, na Praça Cívica da PUCPR Câmpus Curitiba, a bênção segue até às 16h. Enquanto isso, o drive thru no Portão 1 ocorrerá das 12h às 14h. Bichos de estimação, sejam eles quais forem, são bem-vindos para essa celebração.

Além de promover uma conexão espiritual, a Benção dos Animais na PUCPR reforça valores como empatia e respeito. Por isso, participar do evento é uma forma de demonstrar amor pelos animais e incentivar a proteção deles.
Para saber mais, clique aqui . E acesse também a trilha sonora da Benção dos Animais produzida pela PUCPR, incluindo músicas e dicas de como cuidar dos pets.