Criando o Futuro - PUCPR

Internacionalização

Enriqueça sua formação com uma experiência acadêmica internacional de curta duração

Conheça o Summer Institute e fique por dentro dos benefícios de ter uma experiência acadêmica internacional para complementar sua formação e seu currículo

Viajar e estudar fora do país é uma experiência transformadora que pode abrir portas e expandir horizontes. Para muitos estudantes, essa é uma oportunidade não apenas de enriquecer o currículo, mas também de vivenciar culturas diferentes, aprender novos idiomas e fazer amizades que durarão uma vida inteira.

Nos próximos parágrafos, vamos abordar algumas vantagens de se aventurar em programas internacionais durante a vida acadêmica. E, para inspirar ainda mais, vamos apresentar um programa de curta duração que promete ser uma experiência inesquecível.

Prepare-se para descobrir como o mundo pode ser seu maior professor.

Benefícios de uma experiência acadêmica internacional

Vivenciar uma experiência internacional durante o período universitário oferece benefícios que transcendem as barreiras das áreas de estudo. Independentemente do campo acadêmico, a imersão em uma nova cultura promove uma perspectiva global, essencial no mundo interconectado de hoje.

Para estudantes de qualquer área, essa vivência proporciona o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como por exemplo: a adaptação a diferentes contextos, a comunicação intercultural e a resolução criativa de problemas.

Além disso, o contato com diferentes métodos e abordagens pode enriquecer o aprendizado e estimular uma visão mais ampla sobre sua área de interesse. Em suma, uma experiência internacional não apenas amplia o conhecimento acadêmico, mas também fomenta um crescimento pessoal e profissional que é valioso em qualquer carreira.

Internacionalize-se com a PUCPR

Com o intuito de fomentar esse tipo de experiência entre seus estudantes, e até mesmo para interessados que não fazem parte da Universidade, a PUCPR possui uma série de programas de internacionalização. Desde intercâmbios de longa duração, com dupla diplomação, até opção com tempo reduzido.

Para quem quer experimentar algo nesse sentido, sem mexer no cronograma regular de seu curso ou do trabalho, uma ótima opção é o Summer Institute.

Conheça o Summer Institute

Que tal aproveitar as férias para internacionalizar seu currículo e desenvolver habilidades acadêmicas, enquanto viaja e faz uma imersão cultural? A proposta do PUCPR Summer Institute é justamente essa.

Em resumo, trata-se de um programa acadêmico e cultural. São três opções de destino, com atividades no Brasil (Câmpus Curitiba, Toledo e Londrina), na Itália (hub internacional em Florença) e nos Estados Unidos (Câmpus da Kent State University, em Ohio). E a duração é de 10 dias.

O programa funciona como um terceiro período letivo para que os estudantes tenham a oportunidade de realizar um curso de curta duração e/ou disciplinas sobre uma temática de sua escolha, em outro Câmpus da universidade ou em outro país, com o suporte das instituições de ensino parceiras.

Embora ainda seja pouco difundida no Brasil, essa já é uma prática consolidada em universidades de diversos países, e que a PUCPR realiza desde 2022, reafirmando seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas inovadoras no segmento da educação.

>>> Saiba mais sobre o programa Summer Institute, os destinos e como participar.

Experiência acadêmica internacional na Itália

Roberta Christina Voltolini Silva, estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, participou do Summer Institute em Florença. Em julho de 2024, ela passou duas semanas estudando a formação da cidade medieval e como ela se adapta aos desafios de uma sociedade moderna.

“Foi uma experiência indescritível, que superou todas as minhas expectativas. Além disso, o professor era altamente capacitado e estava sempre disponível para esclarecer nossas dúvidas, tornando as aulas dinâmicas e interativas.”

Roberta comenta que o curso Cityscape Chronicles contribuiu para que ela desenvolvesse um repertório mais completo sobre o desenvolvimento das cidades. E proporcionou um aprendizado que tem sido muito útil durante a graduação. Outro benefício mencionado pela estudante é a oportunidade de networking, pois há interação com estudantes de diferentes cursos e professores qualificados.

“Sempre fui apaixonada pela Itália, e quando descobri que a PUCPR oferecia um curso curto no qual eu poderia explorar a região enquanto adquiria conhecimento, eu soube que precisava participar. No entanto, o que realmente me fez escolher a internacionalização com a PUCPR foi o apoio completo que recebi durante o processo de inscrição, com todas as minhas dúvidas sendo prontamente esclarecidas”, destaca Roberta.

>>> Acesse a página do Summer Institute da PUCPR