Iniciativa favorece a permanência de estudantes Prouni na Universidade. Doações podem ser feitas por pessoas físicas e empresas
Ingressar no ensino superior é um sonho de muitos jovens brasileiros. No entanto, nem todos conseguem levar esse desejo até o fim – já que nem mesmo conseguem começá-lo. Menos de 25% dos jovens de 18 a 24 anos acessam o ensino superior no país, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, em um universo de 22,3 milhões de jovens nessa faixa etária.
Criado há 20 anos, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) busca ampliar o acesso à Universidade para cada vez mais jovens. São bolsas parciais e integrais ofertadas anualmente em instituições de ensino privadas, como a PUCPR, para quem ainda não possui diploma de ensino superior. Na primeira edição de 2024, foram mais de 400 mil vagas.
Além do acesso ao curso, a continuidade dos estudos até a formatura nem sempre é tão simples. É para oferecer condições para a conclusão da graduação que o Programa Gente Boa PUCPR existe.
Quem é o bolsista Prouni da PUCPR
Para ser um bolsista Prouni, além de um bom desempenho no Enem, o estudante precisa estar enquadrado no critério de rendimento mensal na família. Para concorrer a uma bolsa de 100%, ou seja, que custeia todo o curso de graduação, é preciso possuir renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário-mínimo e meio. Em 2024, esse valor correspondia a R$ 2.128,00.
Na PUCPR, por exemplo, 20% dos estudantes são bolsistas Prouni ou Bolsa Social. Mas o cenário é de evasão, já que 12,8% desses estudantes interromperam o curso no 1º semestre de 2023. É para isso que o Programa Gente Boa PUCPR busca doações de pessoas físicas e empresas engajadas em apoiar futuros líderes e profissionais.
Em dezembro de 2024, o programa apoiava cinco estudantes de cursos de graduação da PUCPR. Até a formatura, cada um deles receberá um auxílio mensal de R$ 500,00 para custear gastos como alimentação, saúde, transporte e materiais específicos para a área de formação.
Saiba como fazer uma doação ao Programa Gente Boa PUCPR
PUCPR quer incentivar a cultura de doação com o Programa Gente Boa
O Programa Gente Boa é possível em razão das doações recebidas. Mas, para ampliar o número de bolsistas apoiados, a PUCPR quer incentivar cada vez mais a cultura de doação.
A destinação de parte do valor das inscrições do vestibular agendado ao Programa Gente Boa é uma das formas de apoio à iniciativa, para incentivar doações e apoiar a continuidade dos estudos de cada vez mais estudantes. Quem faz a inscrição no processo seletivo, também está apoiando uma história que está em construção na Universidade.
Saiba mais: Programa Gente Boa da PUCPR oferece condições para que estudantes concluam a graduação.