Criando o Futuro - PUCPR

Missão PUCPR

O que faz da PUCPR uma das melhores universidades do país?

Fique por dentro dos principais atributos que levaram a PUCPR ao TOP 3 das melhores universidades privadas do Brasil no Ranking Universitário Folha 2024

Quando se trata de educação superior de qualidade, a PUCPR está entre as melhores do Brasil. Classificada como a 3ª melhor universidade privada no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2024 , a instituição tem se consolidado como referência em ensino, pesquisa e inovação.

Mas o que exatamente a torna tão especial? Em seguida, você verá os principais atributos que garantiram à PUCPR essa notável posição. Desde sua infraestrutura moderna e corpo docente altamente qualificado até as metodologias de ensino inovadoras que transformam a experiência acadêmica.

Diferenciais que contribuem para a qualidade de ensino

“Em primeiro lugar, eu destacaria o projeto pedagógico institucional da PUCPR, estruturado em uma proposta de ensino orientada ao desenvolvimento e formação integral do estudante”, ressalta o reitor, Irmão Rogério Mateucci.

Isso significa que os percursos formativos têm como fundamento uma abordagem curricular por competências. E pelo acompanhamento permanente das aprendizagens dos acadêmicos pelos professores, promovendo feedbacks que estimulam a autorregulação e a metacognição.

Vale lembrar também que, como instituição católica, a PUCPR preza pela atitude de abertura, acolhida e cuidado com a comunidade acadêmica à luz do Evangelho. “Assim, nossa identidade é percebida pela qualidade da educação, pela qualidade dos seus programas e currículos, pela qualidade do corpo docente, pela qualidade das relações humanas e pela qualidade do serviço que entrega à comunidade”, revela Ir. Rogério.

Cuidado e suporte para professores e estudantes

Mais um ponto forte que a posiciona entre as melhores universidades, de acordo com o Ir. Rogério, é a formação continuada e o suporte ao docente. A PUCPR conta um setor voltado exclusivamente a isso, o Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre), que promove oficinas, cursos e painéis de formação e atualização docente para todas as áreas.

Com a finalidade de atender ao seu projeto pedagógico, a Universidade modernizou laboratórios, transformou todas as salas em ambientes de metodologias ativas e criou espaços inovadores e tecnológicos. Ademais, a PUCPR mantém:

  • O maior programa de iniciação científica do Brasil em universidades privadas, com financiamento próprio e apoio do CNPQ e da Fundação Araucária;
  • Um programa permanente de monitoria em todas as áreas, com bolsas próprias;
  • Um setor chamado PUC Acolhe, que atua em atividades de promoção de aprendizagem e desenvolvimento, garantia de direitos e inclusão social, além de oferecer apoio psicopedagógico aos estudantes, com especial cuidado com a saúde mental.

Realidade virtual como aliada dos processos de aprendizagem

Sem dúvida, uma das principais realizações recentes da PUCPR foi a criação do primeiro e maior Centro de Realidade Estendida (CRE) da América Latina. O espaço foi inaugurado em 2023 com o intuito de proporcionar aos estudantes uma jornada de aprendizagem com imersão em situações autênticas, elevando a aprendizagem experiencial a um patamar realista e engajador.

Com uma infraestrutura com mais de 3.600 m², que conta com um teatro digital de cúpula e 18 salas imersivas e colaborativas, o CRE se destaca por ser um centro de desenvolvimento de pesquisas e produção de objetos de aprendizagem. De acordo com o Ir. Rogério, “é um espaço inovador e de vanguarda na mobilização de recursos digitais para a formação dos estudantes”.

Uma equipe composta por professores, funcionários e estudantes se dedica a produzir experiências personalizadas a partir de projetos de ensino demandados pelo corpo docente da Universidade.

Além disso, o CRE também se tornou um ponto de interesse das linhas de conhecimento da cidade educadora de Curitiba. Isso porque o LabEdu, que funciona no CRE, proporciona formações sobre competências digitais para professores de ensino fundamental das redes públicas municipal e estadual.

>>> Saiba mais sobre as experiências imersivas desenvolvidas no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e quais cursos já estão utilizando essa tecnologia.

Posicionamento responsável para uso da inteligência artificial

Com o intuito de aproveitar as potencialidades e assegurar um uso ético, a PUCPR desenvolveu um documento para apresentar o posicionamento da instituição relativo ao uso de ferramentas de inteligência artificial nas atividades da Universidade. Bem como oferecer orientações preliminares sobre procedimentos, processos e boas práticas para o uso de ferramentas de IA, com a possibilidade de futuras alterações decorrentes do diálogo contínuo com a comunidade acadêmica.

“Reforçamos que a seleção e o uso de ferramentas de IA devem priorizar critérios como transparências, rastreabilidade, inclusão, responsabilidade, não discriminação, centralidade no ser humano, segurança e privacidade”, afirma Ir. Rogério.

Para isso, a Universidade investe na formação continuada de seus docentes, sobretudo em relação às competências digitais. A formação envolve o uso de recursos digitais pertinentes ao ecossistema educacional, com consciência de suas funcionalidades e aplicações pedagógicas, além da disposição para a aprendizagem contínua em prol da inclusão, cidadania digital, criatividade e personalização da aprendizagem, de forma autônoma, ética, responsável e reflexiva.

“Algo que reforçamos muito na instituição é o fato de que não basta definir que o docente precisa usar tecnologias em sala de aula, devendo a Universidade dar suporte aos professores nesse processo. Além disso, a PUCPR se preocupa muito com a mobilização e a atualização dos recursos de pesquisa e ensino que sejam sistêmicos e integrativos, ultrapassando o investimento em estrutura física”, explica o reitor.

Inovações que trazem novas respostas para novos tempos

Outra inovação que demonstra atenção às demandas atuais culminou no lançamento da Graduação 4D da PUCPR. Isto é, um modelo de curso 100% digital, que oferece uma formação acadêmica baseada em experiências práticas, com autonomia e liberdade.

“Trata-se de uma graduação com tecnologias emergentes e de alto impacto, orientada para uma aprendizagem ativa, colaborativa e personalizada”, descreve Ir. Rogério.

Com duração de dois anos, os cursos tecnólogos 4D vão direto ao ponto. Eles se destacam pela interação com o mercado, focados em profissões novas para um mercado em ascensão, com aulas e mentorias ministradas por profissionais de referência. E também pela flexibilidade das trilhas de formação, pois o estudante conta com módulos de disciplinas eletivas e trilhas que permitem personalizar sua própria jornada.

Portas abertas e orientação para quem ainda não escolheu seu caminho

Outro diferencial da PUCPR é o Open Academy, iniciativa que tem como fundamento o conceito de open curriculum. Em síntese, trata-se de um curso multidisciplinar com duração de 6 meses a 1 ano, que permite que os estudantes explorem disciplinas de diversos cursos de graduação da Universidade. Ou seja, um modelo educacional no qual os estudantes têm maior liberdade para personalizar seu plano de estudos. De acordo com os seus interesses e metas pessoais.

“É uma inovação da PUCPR que oportuniza aos acadêmicos um novo jeito de vivenciar a universidade e decidir sobre a própria formação e carreira, valorizando a autonomia e a responsabilidade dos estudantes, permitindo que eles explorem uma variedade de disciplinas antes de se concentrar em uma área específica de estudo”, explica Ir. Rogério.

Durante sua jornada no Open Academy, o estudante conta com o suporte de um mentor acadêmico. Desde a seleção das disciplinas iniciais até a escolha do curso de graduação.

A saber, o programa foi lançado para estudantes da PUCPR no segundo semestre de 2023. E o processo seletivo para a comunidade externa foi lançado no primeiro semestre de 2024.

De olho no presente e no futuro

“O profissional do futuro é inquieto, multidisciplinar e dinâmico, e isso se reflete no modo como ele irá trilhar seu conhecimento”, comenta Ir. Rogério.

É por isso que a PUCPR vem desenvolvendo diversas iniciativas que vão ao encontro desses anseios. Por exemplo: o Open Academy, a utilização de técnicas de realidade virtual e estendida, cursos digitais que promovem uma verdadeira imersão, entre outras.

“Um grande desafio, que também é uma oportunidade, portanto, é seguir estruturando propostas inovadoras para engajar e mediar o processo de aprendizagem”, revela o reitor. E nesse sentido a PUCPR nunca para. Segue se atualizando e na vanguarda dessa transformação, entre as melhores universidades do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *