Criando o Futuro - PUCPR

PUCPR Idiomas

Como aprender um idioma fora da sala de aula

Confira dicas práticas para aprender um idioma estrangeiro com o auxílio de livros, séries e podcasts

Aprender um novo idioma é uma jornada empolgante e desafiadora. Embora as aulas formais sejam uma excelente maneira de começar, muitos métodos complementares podem acelerar seu aprendizado e tornar a experiência mais divertida.

Em seguida, vamos explorar como utilizar livros, séries e podcasts para aprimorar suas habilidades linguísticas fora da sala de aula.

1. Livros: a chave para o vocabulário e a gramática

• Escolha livros adequados: comece com livros que estejam alinhados ao seu nível de proficiência. Para iniciantes, livros infantis e contos são ótimas opções, pois utilizam vocabulário simples e frases curtas. À medida que você avança, experimente romances e não-ficção.
  • Leia em voz alta: ler em voz alta não só ajuda na pronúncia, mas também na memorização de estruturas gramaticais. Experimente fazer anotações sobre novas palavras e expressões para revisá-las posteriormente.
  • Varie os gêneros: diversificar os gêneros literários pode enriquecer seu vocabulário. Experimente ler poesia, biografias e artigos científicos. Cada gênero apresenta diferentes estilos de escrita e vocabulário específico.

2. Séries: aprendizado divertido e contextual

• Escolha séries com legendas: assistir a séries no idioma que você está aprendendo, com legendas na mesma língua, é uma técnica poderosa. Isso ajuda a associar a fala à escrita e melhora a compreensão auditiva. Comece com séries que você já conhece, pois isso facilitará o entendimento.
  • Faça anotações: durante os episódios, anote frases e expressões que você considera úteis. Tente reproduzir diálogos em voz alta e use essas novas expressões em suas conversas diárias.
  • Explore diferentes jeitos de falar: séries de diferentes regiões oferecem uma ótima oportunidade para ouvir diversos sotaques e gírias. Isso ajudará você a se familiarizar com variações do idioma e a melhorar sua compreensão geral.

3. Podcasts: aprendizado em movimento

• Encontre podcasts relevantes: pesquise por podcasts que se concentrem no idioma que você está aprendendo. Existem programas voltados para todos os níveis, desde iniciantes até falantes avançados. Os podcasts oferecem uma variedade de temas, desde cultura e história até entrevistas e dicas de linguagem.
  • Ouça em diferentes velocidades: a maioria das plataformas de podcast permite ajustar a velocidade da reprodução. Comece ouvindo em uma velocidade mais lenta, e, conforme se sentir confortável, aumente a velocidade para um ritmo mais natural.
  • Pratique regularmente: inclua o hábito de ouvir podcasts na sua rotina diária. Seja durante o trajeto para o trabalho, na academia ou enquanto faz tarefas domésticas, essa prática constante ajudará a fixar o aprendizado.

4. Dicas finais para maximizar seu aprendizado

• Crie um ambiente imersivo: tente cercar-se do idioma que está aprendendo. Mude o idioma dos seus dispositivos, siga contas nas redes sociais que publicam conteúdo nesse idioma e, se possível, interaja com falantes nativos online.
  • Estabeleça metas: defina metas semanais ou mensais para medir seu progresso. Isso pode incluir, por exemplo: ler um capítulo de livro, assistir a uma série ou ouvir uma quantidade específica de episódios de podcasts.
  • Pratique com outros: junte-se a grupos de conversação ou participe de intercâmbios linguísticos. Praticar com outras pessoas certamente vai ajudar muito no ganho de confiança e fluência.

Assim, aprender um novo idioma para além da sala de aula também se torna uma experiência rica e gratificante. Ao incorporar livros, séries e podcasts na sua rotina, você diversifica seu aprendizado. Além disso, torna o processo mais prazeroso.

Experimente essas dicas e descubra como cada uma delas pode contribuir para sua jornada linguística.

Aprenda mais com o PUC Idiomas

Ficou com vontade de aprender ainda mais sobre um idioma, a partir de uma metodologia que facilita a aprendizagem e proporciona conversação com outras pessoas também?

Então conheça os cursos do PUC Idiomas, tanto no formato online ao vivo quanto na modalidade presencial. São oito idiomas para explorar multipossibilidades, de acordo com seus objetivos e interesses: alemão, espanhol, francês, grego, inglês, italiano, japonês e libras.

Há opções para o público em geral, estudantes da Universidade e empresas parceiras. Para saber mais, você pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo telefone (41) 3271-2583 ou pelo WhatsApp (41) 99927-0087.