Criando o Futuro - PUCPR

Cultural

Samba em Curitiba: história, resistência e principais nomes

Curitiba tem samba sim e faz muito tempo. Saiba mais sobre o movimento do samba na cidade e conheça alguns protagonistas dessa trajetória musical

Se você aprecia a música brasileira, certamente sabe que o samba é uma das expressões culturais mais vibrantes do país. Embora o ritmo contagiante do samba seja frequentemente associado ao Rio de Janeiro, a capital paranaense também tem sua rica história com este gênero musical. Você sabia disso?

Neste texto, você vai poder conhecer alguns dos compositores e grupos que marcaram a trajetória do samba em Curitiba. Bem como o papel do Carnaval e as tradicionais rodas de samba que animam a cidade.

História ligada ao movimento negro

O samba em Curitiba, assim como em todo o Brasil, tem suas raízes profundamente entrelaçadas com o movimento negro e a resistência cultural. A presença vibrante do samba na cidade é um testemunho da importância da comunidade negra na preservação e na evolução dessa manifestação artística.

Desde os primeiros dias em que o ritmo começou a ganhar espaço nas celebrações locais, foi o esforço e a paixão dos sambistas negros que ajudaram a moldar a cena musical de Curitiba. O samba, nesse sentido, se tornou uma forma de resistência e afirmação cultural, uma maneira de reivindicar identidade e celebrar a herança afro-brasileira.

Por meio das rodas de samba, dos blocos carnavalescos e das composições, a comunidade negra curitibana não apenas preservou uma rica tradição, mas também transformou o samba em uma poderosa ferramenta de resistência e de expressão cultural que continua relevante até os dias de hoje.

Escola de Samba Colorado

A Escola de Samba Colorado, fundada em 1946, é um dos marcos da tradição do samba em Curitiba. Como a primeira escola de samba da cidade, a Colorado surgiu em um momento em que o samba ainda lutava por espaço, mas conseguiu fincar raízes profundas na história paranaense.

A agremiação foi criada por ferroviários na extinta Vila Tassi, atualmente região da rodoferroviária da capital. Surgiu como uma manifestação artística diante dos desafios sociais, como a pobreza e a discriminação. E se manteve por aproximadamente meio século.

À frente desse movimento estava Ismael Cordeiro da Silva, mais conhecido como Mestre Maé da Cuíca. Uma das grandes referências do samba curitibano e nacional. Nascido em 1927, ele não só brilhou como músico, mas também foi um fervoroso defensor das tradições populares. Além disso, foi jogador de futebol, campeão paranaense de 1953 pelo Ferroviário, clube que após sucessivas fusões originou o Paraná Clube.

Impulsionado por figuras como Mestre Maé, o samba em Curitiba continuou a crescer e a pulsar, mostrando que a capital paranaense também vibra ao som desse ritmo carregado de história e resistência. Outros músicos que merecem destaque nessa trajetória, ao passar dos anos, são: Nelson Alípio e Didi do Cavaco.

Carnaval em Curitiba

A saber, o Carnaval curitibano tem suas raízes na criação dos primeiros clubes sociais da cidade, ainda no século XIX. Do início do século XX, já se tem registro do Corso Carnavalesco, um desfile de carros alegóricos (inicialmente composto por charretes puxadas a cavalo) pelas ruas da cidade.

Os primeiros blocos carnavalescos, que vieram para substituir as saídas das tradicionais associações em carros alegóricos, surgiram a partir dos anos 1930. Já na década de 80, a maioria dos blocos se transformaram em Escolas de Samba, com o intuito de desenvolverem enredos mais completos.

Atualmente, concorrem pelo Grupo Especial no Carnaval de Curitiba as escolas Acadêmicos da Realeza, Mocidade Azul, Deixa Falar, Enamorados do Samba e Leões da Mocidade.

No entanto, desde 1999 observa-se na capital também um movimento de retomada das ruas com os blocos carnavalescos. Sobretudo na última década, com o fortalecimento das atividades de pré-carnaval. Entre eles, estão: Bloco Garibaldis e Sacis, Garibaldinhos (versão infantil) e Bloco Afro Pretinhosidade (com sede na Vila Torres).

Multi Versos sobre o samba em Curitiba

Ficou com vontade de saber mais sobre essa história e referências do samba em Curitiba?

Então não perca a estreia do Multi Versos, o programa de arte e cultura da PUCPR Cultura em parceria com a TV Evangelizar. O primeiro episódio vai ao ar no dia 5 de outubro de 2024, às 14h. E você pode assistir tanto na televisão, quanto no YouTube.