Criando o Futuro - PUCPR

PUCPR Carreiras

Dicas para vestibulandos: como aproveitar ao máximo uma feira de profissões

Vai participar de uma feira de profissões e não sabe se vai dar tempo de ver tudo? Confira algumas recomendações para ir ao evento e já voltar para casa com todas as respostas para as suas perguntas

Participar de uma feira de profissões pode ser um divisor de águas para quem está prestes a escolher uma carreira. Esses eventos, muitas vezes promovidos por universidades e instituições de ensino, oferecem uma oportunidade única para explorar diversas áreas e conhecer melhor os cursos oferecidos.

Se você está se preparando para um evento como esse, em seguida estão algumas dicas valiosas para tirar o máximo proveito da sua visita.

1. Pesquise as opções da feira de profissões com antecedência

Antes de mais nada, é fundamental se preparar. Acesse a lista de cursos ou expositores que estarão disponíveis na feira. Você pode ver o material promocional do evento e saber mais informações sobre as opções que mais lhe chamaram a atenção no site da instituição.

Isso permitirá que você organize um roteiro eficiente e maximize seu tempo no evento. Assim, você poderá priorizar aquilo que tem mais interesse.

2. Liste suas dúvidas e curiosidades

Pensar no que você quer saber antes de chegar lá pode fazer toda a diferença durante o evento. Mas calma, que isso não precisa virar uma entrevista formal ou um pré-requisito para participar. É apenas uma sugestão caso você tenha disponibilidade para esse exercício prévio.

Considere, por exemplo, as seguintes questões ao conversar com representantes de cursos:

• Qual é a grade curricular do curso? Entenda as disciplinas e como elas se relacionam com o mercado de trabalho.
  • Quais são as oportunidades de estágio e intercâmbio? Verifique se o curso oferece experiências práticas e internacionais.
  • Como é a infraestrutura da universidade? Pergunte sobre laboratórios, bibliotecas e outras facilidades.
  • Quais são as possibilidades de especialização e Pós-Graduação? Conheça as opções de continuidade dos estudos.

3. Converse com estudantes

Nada melhor do que ouvir diretamente de quem vive a experiência, não é? Aproveite para perguntar aos estudantes veteranos que estiverem por lá:

• Rotina de estudos: como é o dia a dia no curso? Existe um equilíbrio entre teoria e prática?
  • Desafios e pontos positivos: quais são os maiores desafios enfrentados e o que eles mais gostam no curso?
  • Experiência prática: como são as atividades práticas e como elas contribuem para a formação?

4. Avalie a estrutura e o suporte da Universidade

A estrutura da instituição de ensino pode impactar significativamente sua experiência acadêmica. Por isso, verifique:

• Qualidade das infraestruturas: salas de aula, biblioteca, laboratórios, centros de pesquisa e recursos tecnológicos.
  • Suporte ao estudante: disponibilidade de serviços de orientação, apoio psicológico e grupos de estudos.

5. Considere o ambiente e a cultura da instituição

Outro aspecto que certamente influencia a vivência acadêmica é a cultura da instituição. Primeiramente, você pode observar como se sentiu durante a visita, se conseguiu se imaginar estudando naquele lugar, que valores a Universidade promove, etc.

Você também pode perguntar sobre:

• Ambiente social: como é a convivência entre estudantes e a interação com professores?
  • Atividades extracurriculares: existem clubes, organizações ou eventos que incentivam a participação ativa?

Com as informações mais importantes em mãos, é hora de aproveitar

Uma feira de profissões é uma excelente oportunidade para obter informações detalhadas e, assim, fazer uma escolha mais informada sobre sua futura carreira.

Ao se preparar bem e seguir essas dicas, você estará um passo mais próximo de encontrar o curso que melhor se encaixa com seus interesses e objetivos profissionais. Aproveite ao máximo cada conversa e atividade. E não hesite em fazer todas as perguntas necessárias para garantir que sua escolha seja a mais adequada para o seu futuro.

Planeta PUCPR: Universidade de portas abertas

Para esclarecer as dúvidas dos jovens vestibulandos, anualmente a PUCPR abre suas portas, com uma programação intensa, para que todos os interessados possam experimentar um dia como estudantes da Universidade.

O Planeta PUCPR é uma oportunidade para conhecer diferentes cursos e descobrir as possibilidades que só a PUCPR oferece para a sua formação.

>>> Confira as datas da próxima edição do Planeta PUCPR no Câmpus Curitiba, no Câmpus Toledo e no Câmpus Londrina.

Open Academy PUCPR

Mas lembre-se, é normal ter dúvidas no período do vestibular. E até mesmo posteriormente, para aqueles que pensam em mudar de carreira ou explorar novidades dentro da mesma profissão.

Pensando nisso, a PUCPR tem um programa inovador dedicado aos estudantes que ainda não sabem qual curso de Graduação escolher ou estão indecisos entre mais de uma opção.

O Open Academy PUCPR é a oportunidade de experimentar novas possibilidades na universidade e circular entre as diversas áreas de interesse, seja artes, marketing, negócios, saúde ou educação. Dessa forma, o estudante tem de 6 meses a 1 ano para experimentar, antes de se decidir. Além disso, ele contará com a orientação de um mentor acadêmico em todo o tempo no programa.

>>> Saiba mais sobre como funciona o programa Open Academy e o processo seletivo.

Múltiplas possibilidades

Não é incrível acompanhar os movimentos do mercado de trabalho e saber que, atualmente, há tantas possibilidades de atuação?

Olhar nesse sentido também pode ajudar a tirar o peso de fazer uma “escolha definitiva”, com consciência de que as carreiras podem se transformar ao longo do tempo, incluindo novos interesses e caminhos.