Confira algumas dicas e reflexões importantes para quem quer se preparar para fazer uma transição de carreira e mudar a trajetória profissional
Você está pensando em mudar de carreira, mas não sabe por onde começar? A transição para uma nova profissão pode parecer um desafio assustador, mas com planejamento e estratégia, é possível transformar sua vida profissional de maneira positiva e satisfatória.
Neste texto, vamos explorar cinco passos essenciais para uma mudança de carreira bem-sucedida. Desde a autoavaliação até a criação de um plano de ação eficaz.
Se você está em busca de mais realização no trabalho ou deseja seguir uma paixão que sempre esteve no seu coração, aqui pode estar o ponto de partida ideal para sua nova jornada. Continue lendo para descobrir como transformar seus sonhos em realidade e dar um novo rumo à vida profissional.
Dicas para aumentar suas chances numa transição de carreira
- Autoavaliação e identificação de objetivos: o primeiro passo para uma transição de carreira bem-sucedida é realizar uma autoavaliação detalhada. Identifique suas habilidades, interesses e valores para alinhar sua nova carreira com suas paixões e metas pessoais. Pergunte-se: o que realmente me motiva e quais são meus pontos fortes?
- Pesquisa e exploração de novas carreiras: após entender suas preferências, comece a pesquisar diferentes áreas de atuação que correspondam ao seu perfil. Explore as demandas do mercado, oportunidades de crescimento e requisitos específicos. Essa etapa ajudará a direcionar sua escolha para uma carreira com potencial.
- Desenvolvimento de habilidades e capacitação: invista em cursos, workshops e certificações que complementem suas qualificações e preparem você para os desafios da nova área. O aprimoramento contínuo certamente é um elemento fundamental para mostrar seu comprometimento a recrutadores ou novos clientes.
- Networking e construção de relacionamentos: construa uma rede de contatos na nova área de interesse. Participe de eventos do setor, junte-se a grupos profissionais e conecte-se com especialistas. O networking não só abre portas para oportunidades de emprego, mas também fornece insights valiosos sobre o mercado.
- Preparação e implementação de um plano de transição: defina metas claras, prazos e estratégias para sua transição, de acordo com seu momento de vida. Prepare-se para ajustar seu currículo e carta de apresentação de acordo com a nova área e então comece a aplicar para as vagas desejadas.
Invista em uma pós-graduação na área que você deseja atuar
Para quem deseja uma transição de carreira, investir em uma pós-graduação pode ser uma estratégia altamente eficaz, que contribui para mais de uma das dicas citadas anteriormente.
Este tipo de formação oferece benefícios significativos, como por exemplo a aquisição de conhecimentos especializados em menos tempo do que numa graduação e o valor de investimento mais acessível do que seria no caso de um curso de maior duração. Além disso, as pós-graduações costumam ter um viés prático, preparando os alunos para enfrentar desafios reais do mercado de trabalho.
O tempo dedicado ao curso também é valioso para construir um networking sólido, permitindo o contato direto com outros profissionais e especialistas da área. O que pode abrir portas para oportunidades de emprego e colaborações futuras.
>>> Conheça os cursos de pós-graduação da PUCPR.
Para assistir e refletir sobre mudar de carreira
Em uma série de bate-papos sobre mudanças, a vontade de dar uma guinada na carreira também foi tema do videocast do Coffee Break, produzido pela PUCPR.
O episódio em questão teve a participação de Diego Godoy, headhunter e LinkedIn Top Voice; Daniele Farfus, professora da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas; e Eloize Cruz, coordenadora de Gastronomia.
Eles conversaram sobre a posição do trabalho em nossas vidas, descoberta de novas paixões e caminhos possíveis para mudar de profissão. Em seguida, confira o sexto episódio completo, intitulado “Como mudar de carreira?”:
Carreiras mutáveis, propósito de vida e satisfação para além do trabalho
No videocast, a professora Daniele Farfus aponta que os humanos têm passado cada vez mais tempo dentro do mercado de trabalho. Portanto, é natural que as carreiras sejam mutáveis e que cada profissional passe por diferentes funções ao longo da vida.
A professora Eloize Cruz, por exemplo, traz um relato pessoal sobre a mudança que passou na própria carreira. Originalmente da Administração, ela se aproximou da Gastronomia após uma viagem frustrada para a Europa. Depois de se formar no curso e trabalhar em diversos restaurantes de Curitiba, se descobriu na docência.
Nesse sentido, o headhunter Diego Godoy também alerta para o perigo de considerar apenas o trabalho como propósito de vida. Isso porque muitas pessoas dão tudo de si às suas profissões e acabam se esquecendo de priorizar outras áreas da vida, como a família. Por isso é tão importante pensarmos também em quem somos além dos nossos empregos e ocupações.
Outros bate-papos do Coffee Break
Ficou com vontade de assistir mais? De saber sobre outros assuntos relacionados a comportamento e atualidades abordados por professores, estudantes e convidados no Coffee Break?
Então acesse a playlist completa com os episódios no formato videocast, disponível no Youtube. No site da PUCPR, você também pode acessar as temporadas anteriores, somente no formato de podcast.