Criando o Futuro - PUCPR

Empreendedorismo social: transformando ideias em impacto positivo

Veja o significado do conceito de empreendedorismo social e conheça alguns exemplos de iniciativas que fazem a diferença local e globalmente

O empreendedorismo social é uma força crescente que une inovação e impacto social. Isso porque o conceito ganha vida por meio de iniciativas que não só visam o lucro, mas também a transformação do bem-estar coletivo.

Em suma, esse tipo de empreendimento busca soluções criativas e sustentáveis para problemas sociais, ambientais e comunitários, promovendo um equilíbrio entre lucro e responsabilidade social.

Em seguida, você vai se aprofundar no conceito de empreendedorismo social e compreender por que está ganhando tanta relevância. Também apresentaremos exemplos inspiradores de projetos que têm feito a diferença, mostrando como ideias simples podem gerar mudanças positivas e duradouras.

Primeiramente, conheça o conceito

De maneira geral, quando falamos de empreendedorismo, estamos nos referindo ao processo de identificar oportunidades, criar e desenvolver novos negócios ou iniciativas com o objetivo de oferecer produtos ou serviços inovadores, gerar valor e atender a necessidades de mercado.

Esse processo envolve a capacidade de assumir riscos calculados, resolver problemas e buscar soluções criativas para desafios diversos. Principalmente com o objetivo de alcançar sucesso financeiro.

Quando falamos de empreendedorismo social, isso tudo também se aplica. Mas a diferença está no propósito. Enquanto o empreendedorismo tradicional foca principalmente na criação de empresas com o objetivo de gerar lucro e crescimento financeiro, o empreendedorismo social se diferencia por colocar a missão social e o impacto positivo no centro de suas operações.

Empreendedores sociais não apenas buscam atender às demandas do mercado, mas também enfrentam desafios sociais ou ambientais, desenvolvendo soluções que promovem mudanças significativas na sociedade.

>>> Conheça a pós-graduação em Gestão de Negócios: Inovação, Empreendedorismo e Nova Economia da PUCPR.

Por que o empreendedorismo social é importante?

Porque promove a inclusão, fortalece o tecido social e estimula mudanças positivas ao abordar questões como desigualdade, acesso a recursos e degradação ambiental. Ao criar soluções que beneficiam a coletividade, esses empreendimentos ajudam a construir comunidades mais resilientes e equitativas. Também impulsionam o progresso em direção a um futuro mais sustentável.

Nesse sentido, o empreendedorismo social melhora a qualidade de vida local. Além disso, contribui para um impacto global significativo, mostrando que é possível unir objetivos de negócios com um propósito maior de transformação social.

Assim, o empreendedorismo social representa uma poderosa oportunidade para unir inovação com propósito, criando soluções com potencial de beneficiar tanto a sociedade quanto o meio ambiente.

Cultura de Sabores

Com o intuito de incentivar esse movimento do empreendedorismo social, a PUCPR realiza, desde 2016, a Feira Cultura de Sabores. Promovida pelo curso de Tecnologia em Gastronomia, reúne produtores de doces artesanais, pães de fermentação natural, biscoitos, chocolates, pastéis, churros e artesanatos.

Em 2024, o evento passou a acontecer em duas datas por mês, no térreo do Bloco Verde do Câmpus Curitiba. Para isso, participam dois grupos com 35 produtores locais, que se revezam nos dias de feira. Dessa forma, o evento tem a finalidade de estimular o comércio e a cozinha de Curitiba e região.

Feira Afro

Outra iniciativa nesse sentido é a Feira Afro da PUCPR. A primeira edição foi realizada em março de 2024 e contou com mais de 20 afroempreendedoras e afroempreendedores. Uma variedade de cultura local, história e produtos. Entre eles: quadros decorativos, plantas, bijuterias, acessórios para cabelos, roupas de tecidos africanos, acessórios para pets, incensos e velas aromáticas, livros, comidas e uma trancista.

Desde então é oficial: a Feira Afro se repete uma vez por mês, ao longo de todo o ano. Sempre no Bloco Amarelo do Câmpus Curitiba.

Essa ação faz parte das ações afirmativas da Universidade. O que reforça seu compromisso com a promoção da equidade e inclusão em sua comunidade acadêmica.

Por fim, como apoiar o empreendedorismo social?

Fique de olho nos canais oficiais da PUCPR para saber as próximas datas, tanto da Feira Afro quanto da Feira Cultura de Sabores.

E, se não for possível participar dessas opções, que tal buscar iniciativas assim em seu bairro e arredores?

Cada pequeno ato de apoio – seja investindo em projetos locais, seja adquirindo produtos de empreendedores sociais ou simplesmente divulgando suas histórias – pode amplificar o impacto dessas ações e inspirar uma rede de mudanças positivas.