Criando o Futuro - PUCPR

PUCPR Carreiras

Soft skills em alta: por que essas habilidades são essenciais para sua carreira

Saiba mais sobre a relevância das soft skills e como desenvolvê-las, tanto para seu crescimento pessoal quanto para atender ao mercado de trabalho

No competitivo cenário profissional de hoje, em que por vezes há uma grande oferta de profissionais com habilidades técnicas afloradas, a verdadeira chave para se destacar pode estar em algo mais sutil. Nas habilidades emocionais e comportamentais, as chamadas soft skills.

Imagine que, além de dominar ferramentas e técnicas, você também é capaz de motivar sua equipe, resolver conflitos com finesse e adaptar-se rapidamente a mudanças. Essas são as habilidades que fazem a diferença no dia a dia. E que podem transformar um bom profissional em um verdadeiro líder.

Neste texto, você verá por que essas competências são tão importantes quanto suas habilidades técnicas. E como você pode desenvolvê-las para se destacar e transformar seu ambiente profissional em um lugar mais dinâmico e colaborativo.

O que se observa no mercado de trabalho

A 5ª edição do Observatório Carreiras & Mercado de Trabalho – relatório elaborado pelas equipes do PUC Carreiras e do Programa Alumni – evidencia a importância crescente das soft skills. A partir da análise de mais de 2 mil oportunidades de colocação profissional que passaram pelo Portal de Carreira da universidade ao longo de 2023, notou-se um aumento de 26% nas solicitações por habilidades comportamentais, em comparação com o ano anterior.

Vale lembrar que, logo após o período de isolamento da pandemia, houve uma supervalorização das habilidades técnicas (hard skills). No entanto, a incidência desse comportamento do mercado já teve uma queda. Tanto que, no ano de análise, entre todas as competências demandadas pelas empresas parceiras da PUCPR, 59,08% das habilidades eram comportamentais.

Soft skills mais requisitadas

Com o intuito de traçar um panorama mais completo dessa temática, o time responsável pelo levantamento organizou um Ranking Geral de Habilidades mais solicitadas nos processos de recrutamento.

No Top 5 das soft skills estavam:

• Comunicação;

• Organização;

• Comportamento;

• Proatividade;

• Trabalho em equipe.

A pesquisa mostrou, ainda, que atributos como alto potencial de desenvolvimento e interesse em desenvolvimento contínuo e em formações adicionais são características levadas em consideração no momento de seleção dos candidatos.

Por que essas habilidades comportamentais são tão importantes?

Desenvolver habilidades socioemocionais pode transformar significativamente a forma como interagimos e trabalhamos. A comunicação eficaz, por exemplo, é fundamental para expressar ideias de maneira clara e empática, promovendo um ambiente colaborativo.

A organização, por sua vez, ajuda a gerenciar o tempo e os recursos de forma eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo o estresse.

O comportamento positivo e a inteligência emocional contribuem para a construção de relacionamentos saudáveis. Bem como para a resolução de conflitos de maneira construtiva.

A proatividade permite antecipar desafios e propor soluções antes que se tornem problemas, enquanto o trabalho em equipe aprimora a capacidade de colaborar e alcançar objetivos comuns de forma harmoniosa.

Por isso, investir no desenvolvimento dessas habilidades – e de outras soft skills complementares – não só melhora a qualidade das nossas interações, mas também potencializa nossa capacidade de alcançar sucesso em diversos aspectos da vida.

Como desenvolver suas soft skills

Para aprimorar suas habilidades socioemocionais e se destacar no mercado de trabalho, uma dica é buscar ler sobre isso em páginas de empresas de recrutamento, por exemplo. Ou ainda, buscar podcasts e vídeos de profissionais especializados nesse tipo de aprendizagem. Investir em cursos, workshops e eventos sobre isso também pode ser uma opção para quem prefere aprender por meio do contato e da troca de experiências mais direta com outras pessoas.

Se você já faz parte de uma empresa, procure se informar sobre possíveis materiais de treinamento e educação corporativa disponíveis para os funcionários. E não perca as oportunidades de participar de atividades sobre soft skills promovidas nos seus ambientes de trabalho ou estudo.

Às vezes, na correria do dia a dia, a atenção às habilidades emocionais e comportamentais é deixada de lado. No entanto, elas podem ser justamente algumas das chaves que estão faltando para deixar a rotina mais leve e eficaz.

Por fim, pratique a autoavaliação contínua e busque feedback sempre que possível, para identificar áreas de melhoria e ajustar suas abordagens, garantindo um crescimento contínuo e alinhado às exigências do mercado.