Criando o Futuro - PUCPR

Missão PUCPR

Como o voluntariado universitário pode enriquecer a formação acadêmica e pessoal

Missão Universitária da PUCPR mobiliza estudantes e egressos para ações de voluntariado em diversas cidades.

No cenário acadêmico atual, a formação de um estudante universitário vai muito além dos livros e das salas de aula, não é verdade? A PUCPR, por exemplo, reconhece a importância do desenvolvimento integral de seus estudantes. E sabe que isso passa por habilidades práticas, valores éticos e uma profunda compreensão do impacto social de suas ações.

Nesse sentido, iniciativas de voluntariado emergem como uma poderosa ferramenta para complementar a formação acadêmica. Pois são experiências capazes de desenvolver tanto os conhecimentos quanto os valores dos jovens.

Sem dúvida, a prática do voluntariado transforma não apenas a comunidade, mas também a trajetória pessoal e profissional dos envolvidos. Se você está curioso sobre como essas experiências podem enriquecer a sua jornada universitária e preparar você para um futuro mais significativo, continue lendo e descubra o impacto positivo que o voluntariado pode ter em sua vida e na sociedade.

Nos próximos parágrafos, você vai conhecer a Missão Universitária Irmão Henri Vergès – projeto de voluntariado da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR, em parceria com a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS). Uma ação voltada aos estudantes universitários que contribui para uma formação mais rica e abrangente.

Como funciona a Missão Universitária

A Missão Universitária tem por objetivo oportunizar uma vivência missionária, para que o contato com outras realidades desperte o desenvolvimento de valores humanos e cristãos. Dessa forma, promove o serviço voluntário, a responsabilidade social e a cultura da solidariedade.

Os participantes são convidados a fazer uma imersão em um contexto de interior, em várias etapas. A preparação inclui encontros presenciais para refletir sobre as dimensões individuais e coletivas diante dos desafios do mundo atual. E as ações práticas, de “mão na massa”, acontecem ao longo de uma semana de serviço voluntário, a partir de metas estabelecidas previamente. Tudo isso com o acompanhamento de integrantes da PUCPR e da PMBCS.

O que o voluntariado ensina aos jovens?

Primeiramente, ao se envolver em projetos de voluntariado, os participantes têm a oportunidade de adquirir habilidades práticas e experiência em campo, que podem ser valiosas no mercado de trabalho. Tais como: gestão de projetos, comunicação e resolução de problemas.

Além disso, o voluntariado promove o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como empatia, trabalho em equipe e liderança. Aspectos fundamentais para o sucesso em qualquer carreira.

Outro benefício é o aumento da autoestima e da confiança, decorrente da sensação de realização e do impacto positivo gerado nas comunidades que recebem os voluntários.

Por fim, o engajamento em causas sociais oferece aos jovens uma perspectiva mais ampla sobre o mundo, estimulando um senso de responsabilidade cidadã. Bem como um compromisso com o bem-estar coletivo.

Aprendizados para a carreira e a vida

De acordo com Laura Ferraz, especialista da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR, entre os principais aprendizados que os estudantes desenvolvem na Missão Universitária estão o despojamento e a convivência com o diferente. Seja entre os próprios participantes, seja com a comunidade que acolhe a iniciativa da vez.

“Para a formação profissional, acredito que a missão seja uma ‘versão demo’ da realidade. Digo isso porque nessa atividade, temos muitos imprevistos, situações inesperadas, quebra de cronograma, necessidade de improviso e maleabilidade. E eu acredito que na vida é assim também. Precisamos nos reinventar o tempo todo”, comenta Laura.

Trajetória solidária

A Missão Solidária foi realizada pela primeira vez em 2009, na cidade de Dourados (MS). De lá para cá, o histórico engloba vários exemplos de revitalização de espaços públicos, oficinas e momentos de convivência fraterna com famílias.

Além disso, a Missão Universitária faz homenagem ao Irmão Henri Vergès, religioso Marista que nasceu na França e atuou na Argélia por mais de 25 anos. Um educador e evangelizador reconhecido pela fé e pela atuação em prol dos menos favorecidos, mesmo diante de adversidades.

Em 2024, a iniciativa chegou à 13ª edição. De 6 a 13 de julho, 25 estudantes participaram de atividades artísticas, culturais, esportivas, comunitárias e de promoção de direitos humanos em diferentes realidades. Veja como foi a ação em Itapejara D’Oeste (PR).

Como participar da Missão Universitária?

A saber, podem participar da Missão Universitária todos os estudantes e Alumni (egressos)da PUCPR, de qualquer curso da Multiversidade.

A cada ano, nos meses de março ou abril, é lançado um edital com as informações necessárias para quem quer participar. O documento inclui data, local, taxa de inscrição e o descritivo das etapas de seleção e formação. A semana de missão costuma ser realizada em julho.

Para acompanhar o lançamento da próxima oportunidade e saber mais sobre as edições anteriores, você pode seguir a página da área de Identidade no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *