Ciências Contábeis - Escola de Negócios | PUCPR

Retroativos

Curso de Ciências Contábeis da PUCPR faz ação para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda

Auxílio na Declaração do Imposto de Renda pela PUCPR

No ano de 2023 e 2024, o curso de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) auxiliou a população na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Com os prazos para a entrega da declaração se aproximando, a população precisava de suporte e orientação para cumprir essa obrigação fiscal.

Ação tira dúvidas de 2023

Atividades em 2023: Tira-dúvidas e Orientações

Em 2023, ocorreu o primeiro evento de esclarecimento sobre o Imposto de Renda. Professores e estudantes se mobilizaram para oferecer um dia inteiro de atendimento, marcado por esclarecimentos, orientações e apoio prático. A iniciativa não se limitou apenas a responder perguntas no dia do evento; ademais, os acadêmicos e docentes do curso ofereceram assistência prévia para aqueles que já haviam iniciado o processo de declaração, facilitando a entrega do IRPF para os contribuintes que possuíam conta gov.br com níveis prata e ouro.

Confira as reportagens:

Meia Dia Paraná – RPC (Curitiba) – PR  |  24/04/2023
Paraná em Pauta – TV Educativa (Curitiba) – PR  |  24/04/2023

Vídeos informativos de 2023 e parceria do NAF

Para esclarecer algumas dúvidas que surgem na declaração do Imposto de Renda, em 2023, os estudantes de Ciências Contábeis prepararam alguns vídeos informativos. Assista:

Além disso, uma parceria com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Receita Federal permitiu ampliar ainda mais o alcance e a eficácia da iniciativa. Esta colaboração proporcionou um suporte especializado e personalizado.

Inovações em 2024: Doação do Imposto devido

Uma das novidades do ano de 2024 foi a introdução da possibilidade de doação do imposto devido para os projetos sociais do Grupo Marista. Esta iniciativa permitiu que os contribuintes pudessem destinar até 6% do imposto devido para causas sociais, trazendo um aspecto de responsabilidade social para o processo de declaração.

Confira como foi a ação no ano de 2024:

RN Live – RIC TV (Curitiba) – PR | 25/03/2024
Meio Dia Paraná – RPC (Curitiba) – PR | 25/03/2024

A ação foi realizada no Hub de Empreendedorismo e Inovação da PUCPR, que foi transformado em um centro de conhecimento e apoio, onde dúvidas foram esclarecidas e orientações foram fornecidas sobre a declaração do Imposto de Renda. Ademais, a ação foi gratuita, aberta a todos, e representou o compromisso do curso de Ciências Contábeis da PUCPR com a educação financeira e o bem-estar da comunidade.