Ciências Contábeis - Escola de Negócios | PUCPR

Retroativos

PUCPR Realiza Atendimentos Gratuitos para Regularização de CPF

Uma Iniciativa de Apoio à Comunidade

Em novembro de 2023, a PUCPR, com o apoio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal do Brasil (NAF), promoveu atendimentos gratuitos para a regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Professores, estudantes de Ciências Contábeis e servidores da Receita Federal estiveram disponíveis para auxiliar a comunidade nesse processo essencial.

Importância do CPF Regular

O CPF é um dos documentos mais importantes para os cidadãos brasileiros. Sua irregularidade pode impossibilitar diversas ações, como movimentações em conta bancária, emissão de passaporte, compra e venda de imóveis e retirada de aposentadoria. A falta de regularização também pode prejudicar a obtenção de benefícios como o Bolsa Família e a participação em concursos públicos.

Motivos para a Irregularidade

Existem vários motivos que podem levar um CPF a ficar irregular, incluindo a ausência de entrega de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), cadastros incorretos ou incompletos, medidas administrativas ou judiciais, e alteração de nomes sem atualização na Receita Federal. “Nosso evento se destinou a descobrir os motivos e propor soluções para as causas da irregularidade. Afinal, ter o documento atualizado permite uma qualidade de vida maior e de acordo com as leis fiscais brasileiras”, explicou o coordenador do curso de Ciências Contábeis da PUCPR, Hugo Dias Amaro.

Detalhes do Evento

Os atendimentos aconteceram nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, das 13h às 16h, no Espaço HUB (Térreo), do Bloco Laranja (4) da Universidade. A ação foi aberta para toda a comunidade, visando facilitar o acesso a informações e regularizações necessárias para garantir que todos possam manter seus documentos em ordem.

Confira mais detalhes sobre essa ação e as declarações do professor Hugo Dias Amaro na publicação completa da Band News FM aqui.

Confira como foi o evento:

Balanço Geral – RICTV (Curitiba) – PR  |  16/10/2023

Tribuna da Massa – Rede Massa (Curitiba) – PR  |  16/10/2023