Na busca incansável por segurança digital, os “Hackers do bem” desempenham um papel crucial. Em entrevista para a “Gazeta do Povo”, o Prof. Cleber Olivo (coordenador do curso de Bacharelado em CiberSegurança) compartilhou alguns insights sobre a atuação dos Hackers éticos, também conhecidos como “Hackers do bem”.
O professor destacou que esses profissionais altamente qualificados empregam suas habilidades para identificar e mitigar vulnerabilidades em sistemas de segurança. O que se espera é identificar os problemas de segurança antes que os criminosos o façam. Para isso, é necessário também entender o modo de pensar desses adversários.
Ao revelar sua perspectiva sobre o papel dos hackers éticos, o Prof. Cleber também reforçou que o contraste entre hackers criminosos e éticos é definido por princípios éticos seguidos. Enquanto o primeiro ignora consequências para atingir seus objetivos, o segundo é cauteloso ao explorar falhas, evitando danos. O hacker ético reconhece a importância da autorização e entende que a busca não autorizada por vulnerabilidades pode resultar em consequências legais.
Confira a íntegra dessa entrevista que ofereceu uma visão fascinante sobre os “Hackers do bem” em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/gazzconecta-colab/hacker-do-bem-atua-na-prevencao-de-ameacas-digitais/