Câmpus Toledo | PUCPR

Noticias do Câmpus

Exposição Comemorativa: Museu Willy Barth Celebra os 65 Anos da Diocese de Toledo

Nesta semana, o Museu Histórico Willy Barth inaugurou a exposição que celebra os 65 anos da Diocese de Toledo. A cerimônia de lançamento, apresentou uma coleção rica e diversificada que inclui peças litúrgicas, objetos usados nas atividades ordinárias das pastorais e movimentos, além de itens das paróquias.

A Diocese de Toledo foi instituída em 20 de junho de 1959, através da bula Cum Venerabilis do Papa João XXIII e o primeiro Bispo da Diocese de Toledo foi Dom Armando Círio, que assumiu a posição em 11 de setembro de 1960 e manteve-se no cargo até 1978. Subsequentemente, outros quatro religiosos ocuparam a função: Dom Geraldo Majella Agnelo (1978-1982), Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner (1983-1996), Dom Anuar Battisti (1998-2004) e Dom Francisco Carlos Bach (2006-2012). Desde 2013, a diocese é conduzida por Dom João Carlos Seneme.

A PUCPR é parte da exposição Diocesana “Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje, e será sempre o mesmo, pois nós não temos aqui a nossa pátria definitiva, mas buscamos a pátria futura”, pois acreditamos em um mundo melhor. Esta exposição é apresentada em momentos substanciais de constituição da Diocese de Toledo, onde podem ser vistos elementos litúrgicos, paramentos e demais objetos que expressam ritos e símbolos da presença do Senhor nas conquistas de seu povo fiel. Esta exposição quer nos fazer compreender a atenção da Igreja nas questões sociais, e sua pronta reposta naquilo que atinge especialmente crianças e adolescentes e famílias em vulnerabilidade. Vamos também notar com muita alegria à disposição da Igreja em estimular a educação formal, com escolas de educação básica ao ensino médio e universitário. A PUCPR não quer formar apenas um profissional de excelência, mas um Gente boa, comprometido com a vida e com o progresso da sociedade.

Em entrevista com o Pe. Hélio, ele nos conta um pouco sobre a origem da PUCPR em Toledo:

Tudo começou com o desejo dos bispos da província em criar um curso de Filosofia para a formação de seminaristas e padres, proporcionando uma visão filosófica mais apropriada para essa missão. Inicialmente, a ideia era estender a PUCPR para Toledo. Nós fotos a Curitiba, partimos com o sonho de trazer a universidade para cá. Ao apresentarmos a proposta o Irmão Clemente nos surpreendeu ao dizer: “Extensão, não; interiorização.”.

No dia seguinte, o Ir. Clemente veio a Toledo para se encontrar com o bispo e discutir a possibilidade de trazer a PUCPR para a cidade. Organizamos uma grande mobilização, envolvendo a Diocese, o Município, Deputados e a Câmara de Vereadores. Todos reuniram-se às 11h da manhã. Envolvemos a igreja e a Diocese em uma série de reuniões, avançando nas discussões e no dia 7 de setembro, no Seminário Maria Mãe da Igreja, o Ir. Clemente pediu uma reunião com todos e anunciou oficialmente: “O martelo está batido, viremos para Toledo.”

Além dos cursos teóricos, promovemos uma interação com cursos biológicos, como Biologia e Agronomia, com o intuito de inovar. A PUCPR foi crescendo, ganhando corpo e espaço. Recordo-me com emoção dos primeiros alunos. Foi uma conquista muito especial para Toledo, resultante de uma grande união entre o município e a Diocese.

A exposição estará aberta ao público até o dia 30 de junho. O Museu Histórico Willy Barth funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, além dos dois primeiros sábados do mês à tarde. Venha prestigiar essa homenagem à história e legado da Diocese de Toledo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *